Como desenvolver scripts/plugins para o After Effects #01 [INICIANTES ]
Fala pessoal! Na semana passada fiz esse post contando como virei dev de plugins para After Effects, mas foi superficial apenas para me introduzir e entender se alguém se interessaria no assunto.
Bom, para minha empolgação muita gente curtiu! Então decidi contar um pouco da minha trajetória, apresentando o passo inicial para começar a desenvolver suas próprias aplicações para o After Effects (também serve para outros softwares da Adobe, como Photoshop).
"Mas Gabriel, você vai ensinar outras pessoas como virar um concorrente seu?"
Foi o que me perguntaram quando contei que estava preparando esse post. Eu mesmo já me peguei pensando sobre. Mas tudo que eu construí até hoje só foi possível por causa do conteúdo que outras pessoas criaram, começou com o Filipe Deschamps em 2019 e passou por algumas pessoas que vou compartilhar hoje, então eu sinto que tenho esse dever de continuar compartilhando.
Antes de começar a metralhar informação aqui, só vou dar alguns alertas:
- Todos os tutorias que vou compartilhar são em inglês (tenho planos de criar conteúdo sobre esses temas em português, comente se gostaria)
- Saber um pouco de lógica de programação ou até javascript é uma boa, mas você pode aprender do zero
- É preciso entender sobre After Effects para saber o que criar (as automações são basicamente recriar o que um usuário faz manualmente)
- Vou chamar o After Effects de AE
Dito tudo isso, vamos começar?
Minha Jornada
Desde os meus 13/14 anos, por volta de 2011, eu já gostava de editar vídeos, fazer umas montagens e umas animações frame a frame (que ficavam péssimas). Mas, somente em 2016, comecei a estudar o AE e a área do Motion Design — foi paixão a primeira vista.
Nos anos seguinte, por volta de 2017 e começo de 2018, comecei a estudar as expressões do AE (vou falar delas em breve). Achei a coisa mais mágica do mundo, basicamente permite você automatizar tudo. Criei uns templates animados, tudo bem amador, foi minha primeira tentativa de vender um produto digital. Ali tava nascendo uma vocação.
Também em 2018, eu entrei na faculdade de Administração na USP de Ribeirão Preto. Com isso, me afastei um pouco da carreira de motion, para focar nos estudos. O máximo que eu criava eram artes e vídeos para divulgar festas/jogos da atlética.
Em 2019, entrei para a diretoria de marketing da atlética e nesse mesmo ano conheci o universo da programação (contei no post acima). Criei um sisteminha com NodeJS que criavam artes automaticamente com os resultados dos jogos universitários, e também comecei a fazer alguns freelas.
No começo de 2020, eu já havia emplacado certa "fama" no meio universitário na criação de vídeos para divulgar festas. Estavam surgindo vários freelas, até que chegou a pandemia e todos os eventos foram cancelados, tive que recomeçar do zero.
Com a disparada do dólar, me cadastrei no site gringo Fiverr para oferecer serviço como motion. Começou a dar muito certo, certo até demais! Em pouco tempo me vi completamente sobrecarregado de trabalho, foi ai que comecei a buscar uma forma de automatizar o trabalho e encontrei os scripts do AE
Aqui segue um vídeo que mandei para um amigo da área, apresentando meu protótipo do script que me ajudava nos freelas, em novembro de 2020:
Nessa primeira parte, focada para iniciantes, vou compartilhar tudo que estudei para criar um script semelhante ao vídeo acima.
Expressões do AE
Com certeza este é o primeiro passo para criar suas automações e, futuramente, seus scripts.
Uma expressão é uma pequena parte do código JavaScript que você pode conectar a propriedades animadas dos seus projetos do After Effects.
Essa definição é da própria Adobe. Eu acho ela bem interessante, porque as expressões se resumem a conectar propriedades do AE — tudo isso usando nosso querido JavaScript!
A maioria das pessoas conhecem o mundo das expressões do AE por meio do famoso wiggle(1, 20)
. Os criadores de conteúdo da área só ensinam as expressões como se fossem coisas prontas e pontuais.
Isso não é errado, tem muita expressão útil mesmo e todo mundo precisa começar de algum lugar. Mas acredito que isso cria uma percepção nas pessoas de que expressões são “efeitinhos prontos” apenas, ao invés de enxergar como ferramentas poderosas de automação.
Eu poderia falar um dia inteiro sobre esse tema, mas não vou me alongar tanto no conceito das expressões porque separei aqui os tutoriais que eu recomendo.
Essa playlist de tutoriais do canal Animoplex foi meu ponto de virada em como eu tratava as expressões. Sai do modo gambiarra e comecei a realmente codar com consciência o que queria fazer, os vídeos são super animados e bem didáticos. É a melhor forma de aprender com uma visão de programador.
E para não dizer que trouxe nenhum tutorial em português, esse vídeo eu fiz no ano passado e tento mostrar um pouco do racional por trás de uma automação feita no AE, como funciona o meu processo de criação. Acho que vale a pena assistir como um material extra.
Scripts para AE
Vou começar a falar desse tópico com uma opinião controversa: depois que você aprender mesmo o que são as expressões e como usá-las de forma consciente, fazer scripts é a parte fácil!
Esquece um pouco de códigos e programação agora. Responde para mim usando sua experiência de vida, o que são scripts?
Bom, se você teve experiência com vendas por exemplo, pode ter pensado em um script de vendas, que nada mais é do que um roteiro com o passo a passo que deve seguir para tentar converter uma venda.
Script é um texto com uma série de instruções escritas para serem seguidas, ou por pessoas em peças teatrais ou programas televisivos, ou executadas por um programa de computador
Ou seja, uma receita de bolo pode ser chamado de um script. Você pode criar um script para executar algo no seu trabalho, para facilitar sua vida, para agilizar as tarefas de um colega de trabalho. São apenas instruções em sequência.
Vou criar agora um script de uma rotina matinal:
graph LR
acordar --> levantar-da-cama --> lavar-rosto --> arrumar-cama
Parece ser muito simples, né? Porque, a grosso modo, é simples mesmo! Você só vai encontrar complexidade caso crie scripts para tarefas complexas, mas essa dificuldade só vai começar a surgir a medida que você vai evoluindo e resolvendo novos desafios.
Ok, eu sei que falei bastante e talvez você esteja perguntando porque eu dei essa volta inteira. Afinal, o que isso tem a ver com Scripts para AE? Tem tudo a ver!
Por exemplo, vou criar um script de como aplicar a expressão wiggle(1, 20)
na posição de um objeto:
graph LR
selecionar-objeto --> selecionar-posição --> aplicar-expressão
Basicamente eu descrevi o processo que é feito manualmente, e esse é o ponto principal sobre os scripts: você consegue automatizar tarefas manuais extremamente repetitíveis.
É claro que têm muitas tarefas mais complexas envolvidas, existem inúmeras verificações que precisam ser feitas antes de executar o script. Existem coisas que executamos inconscientemente e que o script não sabe (porque é só um algoritmo, que não raciocina). Porém meu papel aqui é incentivar você a começar, e não ficar colocando medo.
Então se você se interessou por esse tema de Scritps para AE, recomendo a playlist do NT Productions. Não precisa seguir nenhuma ordem, eu mesmo comecei a assistir sem compromisso já com a crença que seria extremamente difícil, e ao longo dos vídeos vi que não era nada de outro mundo.
Fechamento
Espero que a minha jornada possa servir de inspiração e, principalmente, para mostrar que não teve nada de exepcional. Não precisei fazer uma faculdade de tecnologia, não fui aquela pessoa que codava desde os 12 anos, não era dev de outra área. Eu vim da criação e descobri na tecnologia uma forma de expressar ainda mais minha criatividade, foi tudo natural e sem qualquer planejamento.
Aqui eu contei do início da minha trajetória até o momento da criação do meu primeiro Script no final de 2020, e nas próximas partes quero contar como avançar na criação de Plugins/Scripts para AE enquanto sigo contando meus desafios.
Se curtiu esse conteúdo e gostaria de ver mais, peço que comente aqui. Ou se conhecer alguém da área da criação que também se interesse por tech, mande esse post!
Caso queira acompanhar mais do meu cotidiano, convido a me seguir no insta @carreiramotion porque estou criando bastante conteúdo sobre essa área :)