O problema já foi anunciado há muito tempo, agora apenas está começando a ser realidade. Saindo de discussões políticas desnecessárias e analisando tudo com calma e razão já percebemos que irá dar muito errado (talvez seja o que queiram).
Nas eleições do ano passado vimos vários abusos de poder e imparcialidade, sempre houve jogo sujo e mentiras nas eleições, mas apenas um dos grupos foi punido (e severamente), enquanto o outro permaneceu intocável. Lembro até de pessoas que postaram documentos oficiais e tiveram posts deletados ou com alcance limitado, só isso já mostra quais "fake news" serão combatidas realmente.
A própria cultura do brasileiro atrapalha tudo isso, basta ter um "Checamos, é Fake" no título que a maioria absoluta cai em matérias inconsistentes e até mentirosas. O grande problema é que apenas os que fazem conteúdo sério irão sofrer as consequências, enquanto grandes veículos de mídia que já deixaram há tempos de fazer jornalismo de verdade serão até beneficiados.
A tendência é que o critério para ser verdadeiro seja definido pelo próprio governo, semelhante com o que acontece em várias ditaduras (eu sinto vergonha de ter que comparar com ditaduras), onde se vai contra o governo ou um determinado grupo então é mentira. Eu vejo as eleições do ano passado como um grande experimento para isso e ele foi um sucesso. As pessoas amam perder seus direitos se for para prejudicar um grupo rival, isso em qualquer campo. Passaremos por tempos dificeis, mas passaremos, isso também faz parte da vida.