Executando verificação de segurança...
3

Angular x React

Bom, essa é a visão de alguém que estudou e aprendeu a programar em React, fez seus primeiros projetos e trabalhos, mas que hoje usa Angular todos os dias por ser a tecnologia escolhida pela empresa.

Obviamente trarei dados e formalidade mas também vou falar do meu ponto de vista e do meu feeling diante esses 2 cenários.

Primeiramente vamos aos fatos:
1- Diferente do Angular, o React não é um FrameWork, ele é uma biblioteca.
2- O Angular (by Google 2010) é 3 anos mais "vivido" que o react (By facebook 2013)
3- Sobre popularidade em uma pesquisa do StackOverflow, cerca de 40,14% dos 67k entrevistados em 2021 escolheram React, enquanto 22,96% mantiveram suas mãos na Angular. O que exemplifica o crescimento e popularidade da Lib
4-O Angular trabalha com o modelo de dependencia "Two-data-binding" enquanto o React fica apenas no "One-Way", E o dom do Angular é no modelo "real" e o do React "virtual"

Esses são alguns fatos importantes que diferem esses dois gigantes quando preciso fazer essa comparação, porém existe o lado "gosto" e "impressões" nesse processo.

Particularmente eu gosto de ter aprendido primeiro o react, pois sinto que ele é mais simples e com menos "segredos", porém hoje eu imagino a aplicação que a gente desenvolve na empresa e me da um pouco de desespero pensar toda aquela organização sendo feita de alguma forma diferente que a que o Angular oferece, cada dia mais as peculiaridades do frameWork que no ínicio me deixavam maluco se tornam minhas melhores amigas, os modulos, injeçoes de dependencia, two-way-data-binding, pipes, funçoes "nativas", guardians, componentização de até um byte se possível (hahaha), typeScript por default e muito mais, tudoisso no lugar certo deixa tudo muito organizado, fácil de entender e manutenir.

Porém para um projeto simples e com funcionalidades rápidas e não expansiveis eu ainda iria pelo react, sua simplicidade pode ser um complicador mas na maior parte do tempo é de brilhar os olhos.

Agora uma reflexão que me propuseram conversando com pessoas experientes que mudou minha cabeça e pode mudar a sua, não se apegue ao frameWork, até mesmo linguagem ou seja lá o que for, isso é volátil e sempre vai mudar, tente sempre melhorar sua lógica de programação e ficar atualizado sobre as novidades do mercado, esteja preparado pra uma mudança não ser um incomodo para você e sim um incentivo.

Lembrando que maioria desse texto é uma opinião pessoal e não deve ser tomado como verdade, mas e aí , você, prefere qual ? Angular ou React ?

Carregando publicação patrocinada...
3

Particularmente não tive tanto contato com React, mas o conhecimento prévio em Angular ajudou a aprender rapidamente como fazer as coisas utilizando React.

Tenho a impressão que aprender primeiro React é um degrau mais "tranquilo" de subir (não foi o meu caso, comecei pelo Angular e doeu um pouco kkkk), pois o Angular implementa nativamente conceitos de programação um pouco mais avançados, os quais para um iniciante pode ser uma dificuldade desnecessária.

Mas para projetos que vão ser trabalhados em equipe, sistemas que têm a intenção de evoluir e durar um tempo razoável passando por evoluções e novas implantações acho que a escolha é o Angular, não vou me alongar muito mais, mas gostaria de citar alguns motivos que me fazem preferir esse:

1 - O Angular facilita (em alguns casos quase obriga) o uso de boas práticas de programação;
2 - O Google está constantemente evoluindo o framework, sempre trazendo novidades e melhorias, com a promessa de trazer uma nova versão a cada 6 meses, promessa que tem sido cumprida há alguns anos;
3 - O Angular é muito bem documentado;
4 - A forma de desenvolver utilizando o Angular pode ser difícil de "pegar o jeito", mas depois a produtividade fica bem alta.

2
1
2
1

Não necessariamente, mas eu prefiro.
Angular facilita, mesmo sem usar todos os recursos.

A separação da HTML do JS ajuda muito na separação dos componentes de seus dados, principalmente pra quem tá começando.

E o databind do Angular é muito melhor.

Esses dois pontos são cruciais.

Não gosto de dar carteirada. Mas eu sei fazer componentização e databind na unha, sem framework algum. Então sei o quanto o Angular ajuda nisso.