Cada caso é um caso. Eu sou o tipo de programador que pensa um milhão de vezes antes de instalar uma lib. Meu critérios são:
1 - eu realmente preciso? Vou instalar essa lib pra não "reinventar a roda" ou por pura preguiça(Left Pad por exemplo)?
No seu caso, acho mais inteligente instalar um lib para o carrossel. Não é algo tão simples quanto parece, logo também não é algo crítico que vá quebrar o software, ao meu ver. Agora, se você for instalar uma lib para descobrir se um número é par ou impar, dai é preguiça pura.
2 - se eu preciso de uma lib, então vou procurar uma que seja estável, bem implementanda, conhecida, segura, que tenha manutenções frequentes e que tenha um licença adequada para seu uso.
O que tem de libs por ai nessa selva JS cheias de malwares é coisa de doido. Entre no repositório da lib e veja se tem uma alma viva que cuide dele e que não seja um projeto abandonado, com commits de 2 anos atrás.
3 - se quiser, seja curioso! Entenda como a lib funciona e tente implementar a sua própria! Isso separa os bons programadores dos medíocres.
Como disse, não gosto de ir instalando um monte de pacotes sem motivo. Tento deixar meus projetos o mais simples possível. Quanto mais libs, mais chances de quebrar. Pode ser ágil agora, mas lá pra frente vai ser o triplo de dor de cabeça!