Executando verificação de segurança...
2

Browsers para privacidade

Para você que quer trocar de browser, ou busca um que atenda melhor as suas necessidades.

Vou dividir com vocês alguns dos browsers mais diferentes que eu conheço e opinar sobre como eles "performam" em algumas categorias, como estabilidade, segurança e privacidade.

Ungoogled Chromium

Como dito no nome, é um browser baseado em Chromium que visa ser mais privado por meio da remoção de vários serviços da Google que normalmente são embutidos em browsers baseados em Chromium, ele existe como um projeto Open Source no GitHub e está disponível para todas as plataformas(MacOs, Linux e Windows) com alguns poréns, a maioria de seus executáveis são disponibilizados pela comunidade e não de maneira oficial, o que é muito inseguro, pois, quaisquer mudanças maliciosas feitas por quem compilou o projeto vão estar na prática invisíveis para o usuário, e caso o pior venha acontecer e você tenha sua segurança ou privacidade violadas, na prática não existe consequência para que buildou o software e inseriu algum malware.

Agora se você está disposto a buildar o seu próprio browser(toda vez que sair uma versão nova) ou confiar em alguma build da comunidade, esse é um ótimo browser, é tão estável quanto o Chrome, tem o mesmo suporte a extensões, e para todos os fins é um Chrome um pouco menos seguro e conveniente, mas muito mais privado e igualmente estável.

Orion

Orion é um browser que ainda está faze de desenvolvimento BETA baseado em WebKit exclusivo para sistemas da Apple(MacOs, IOS e IpadOs) que implementa várias APIs para extensões, o que abre muito o seu ecossistema de extensões, pois ele perde a "limitação" das extensões feitas apenas para o Safari, e consegue rodar a grande maioria das extensões feitas para Chrome e Firefox, por outro lado esse projeto não é completamente OpenSource(pelo menos até o momento), ao contrário do Ungoogled Chromium ele tem um sistema de autoupdate, e segundo os criadores essa é a única situação em que o browser "phones home", e é dessa maneira que eles tem uma noção da quantidade de usuários. Ele vem com features de bloqueio de anúncios e tracking por padrão e já habilitadas.

Por outro lado, ele não é tão estável quanto o Ungoogled Chromium, venho usando ele durante as últimas semanas e encontro alguns casos de comportamento estranho no browser, por exemplo, alguns vídeos que vejo na plataforma do Patreon fecham sozinhos com mais ou menos 14 minutos de reprodução.

Agora se você tem um Mac ou dispositivo Apple e quer uma "versão melhorada" do Safari, e está disposto a lidar com as pequenas inconveniências de um projeto que ainda está em Beta, acho esse um ótimo browser.


Essas são minhas dicas de browsers para quem se cansou das opções "principais"(Chrome, Firefox, Safari) e quer tentar algo novo, como menção honrosa fica o TorBrowser, que é um browser baseado em Firefox que visa a anonimidade.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Eu utilizo o Brave faz algum tempo, mas agora com a integração com a Microsoft não sei mais para qual caminho ele está indo na questão de privacidade.

1