Executando verificação de segurança...
2

NÃO programe em FLUTTER!!! Apenas programe... Um desabafo de um estudante.

Na noite de ontem assisti um vídeo do Jacob Moura, da Flutterando, expondo sua indignação a "programadores" de framework, programadores chaves, como diria Deschamps. Programadores que não conhecem a base da programação, e não passam de meros "digitadores de código". Antes de mais nada, eu ainda sou um desses, ainda estou na faculdade e mau consigo sozinho fazer algo que se pode chamar de programar, mas tem um porem, estou à procura de aprender a base.

O fator que mais me chamou a atenção no vídeo do Jacob foi a questão da estagnação dos profissionais dos dias de hoje, desde a base, na faculdade, já estão se acostumando a apenas copiar. Quando eu era pequeno meus pais pegavam no meu pé para estudar as matérias da escola e entende-las, não apenas decorar, porem os estudantes hoje não estão mais interessados nem mesmo em decorar, querem apenas copiar.

No curso de Estrutura de Dados na faculdade o professor passou um único exercício, relativamente fácil de fazer com o conhecimento que já deveríamos ter baseado em matérias do semestre anterior, mesmo assim, tendo uma semana inteira para resolver essa única questão diversas mensagens foram enviadas no grupo da turma faltando menos de uma hora para a aula começar, tais como: "alguém para fortalecer com as respostas?", ou "quem vai mandar as respostas?", "alguém conseguiu fazer a atividade?", entre tantas outras...

Jacob usa como um profissional ideal o JovemTranquilão, programador e youtuber que ficou conhecido nos últimos dias por seu modo despojado, mas muito produtivo. JovemTranquilão não se apega a uma linguagem ou a um framework ele "apenas" programa, aprendeu a base, estudou programação de verdade e por conta disso pode passar por várias linguagens e framework sem nenhuma dificuldade.

Ontem mesmo o próprio JovemTranquilão fez um react do vídeo do Jacob, nele ele mesmo diz que fez uma live programando em flutter, mas que não fazia a menor ideia de que ele era feito em Dart, acreditava que era em JavaScript. Mas como assim ele não sabia que era feito em Dart e estava programando? Sim ele não sabia, mas isso não impediu ele, pois ele sabia programar, sabia a base, e a sintaxe é o de menos.

A questão agora é, como vamos poder ser programadores como o JovemTranquilão se nem mesmo a base estamos dispostos a aprender? Como podemos sonhar em ter salários de 6 dígitos se mal conseguimos fazer um helow word se não for na linguagem adotada? Não sejamos medíocres, estudemos a base, não há nada de mau em estudar uma linguagem ou um framework e dedicarmos tempo a isso, mas antes temos que realmente aprender a programar.

ps. Ao mesmo tempo que fico preocupado e revoltado com a atitude de colegas, fico também contente, pois é contra eles que estarei no mercado mais tarde, e coisa que o mercado é meritocrático, ou você sabe fazer o trabalho, ou está na rua...

Video original Flutterando:https://www.youtube.com/watch?v=yTR3u0J8xts&ab_channel=JacobMouradaFlutterando

React JovemTranquilão: https://www.youtube.com/watch?v=Y0QV8Fyx8Lk&ab_channel=JovemTranquil%C3%A3o

Print do grupo da faculdade: https://twitter.com/Gaabrenno_dev/status/1693699727764734343

Carregando publicação patrocinada...