Cara, obrigado por contribuir positivamente com o meu artigo. Também agradeço por agir do jeito que você age com os seus orientandos. Sua atitude é muito importante. Fazer a pessoa mudar de tecnologia, como você bem citou, só faz a pessoa perder o foco, embora quem o faça, faça com boas intenções. Esse exemplo do for while vs. map ilustra bem isso.
Também acho foda isso da galera muitas vezes não dar um feedback de agradecimento em um tempo razoável. Mas eu tenho duas considerações a pontuar. Primeiro, veja quem nem sempre a galera tem tempo pra dar esse feedback, embora seja extremamente importante pra quem respondeu a dúvida. Eu, por exemplo, por hora estou sendo programador de domingo, portanto uma coisa que eu perguntei ontem pode ser que eu só tenha como responder domingo que vem. Peço que não leve isso a mal, nem de mim e nem de nenhum outro. Segundo é que mesmo que você não receba nenhum feedback, se sinta bem em ter ajudado o ingrato ou esquecido, porquê muuuuuitas vezes, sem você saber, está ajudando muita gente em silêncio. Muita gente se beneficia do que você disse e você nem fica sabendo. Muitas pesquisas são feitas no Google sobre dúvidas que você tem e que outras pessoas tiveram e que já foram respondidas. Às vezes nos beneficiamos daquilo e também não agradecemos por um motivo qualquer. Mas o interessante é que quando você ajuda, o AndreOvidio ganha mais uma estrelinha pra carreira dele, pra visibilidade.
Respondendo a "Eu tento ser bem ativo ajudando meus amigos no..." dentro da publicação Não se meta com programação se...
1