A resposta curta: sim
A resposta longa:
A finalidade deste arquivo é garantir a consistência e a reprodutibilidade das dependências em projetos que usam JavaScript.
Ele registra a versão exata de cada pacote e suas dependências, e isso garante que, ao instalar o projeto em diferentes ambientes ou por diferentes desenvolvedores, todos utilizem as mesmas versões.
Além disso, o arquivo ajuda a acelerar o processo de instalação de dependências, pois o npm não precisa resolver versões ao instalar, utilizando as informações já definidas no package-lock.json.
Havendo alterações nas dependências (como adicionar ou remover pacotes), o package-lock.json é atualizado automaticamente. Isso permite que outros desenvolvedores se beneficiem das mesmas exatas mudanças.
É essencial para manter a integridade e a previsibilidade das dependências em um projeto JS. Sem ele, por exemplo, você pode ter uma versão instalada de um pacote, e outro desenvolvedor pode ter outra versão, o que pode causar bugs inesperados e difíceis de serem identificados, pois às vezes muda apenas o último número da versão.
Exemplo: Um desenvolvedor instala [email protected]
e outro instala [email protected]
, e o package-lock.json
impediria que isso acontecesse.