Executando verificação de segurança...
18
founty
1 min de leitura ·

Complexidade não aparente: o portifólio do Lucas Montato!

Eai galera, contextualizando

Lucas montano é um produtor de conteúdo em video na plataforma Youtube e que fala principalmente sobre programação e ciências da computação, e recentemente ele subiu um portifólio um tanto curioso: Lucasmontano.com

O que tem de mais em so um HTML?

Batendo o olho no site e no repositório você deve pensar:

É só html, o que tem de mais?

E é ai que você é pego!

Não é so html, vai mais além!

Dando uma olhada no index.html você já percebe o que tem de diferente, ele usa o GITHUB como CMS.

Isso mesmo

Ao invés de wordpress ou qualquer solução parecida ele vai direto no readme do respositório.
O conteúdo é carregado do readme e então renderizado, então estará sempre atualizado, facil manutenção, caso dê algum problema ele conta com o git para rollback!

Simples, porém muito bem pensado

Ao invés dele fazer o portifólio apenas em html estático, ele pensou em algo mais que para o usuário não muda em nada, mas que facilita a vida dele com esse portifólio em 1000%.

Inspire-se

Claro, você nao precisa surgir com uma solução dessa assim que cria o projeto, mas a medida que você evolue, é importante facilitar para todos os lados que estã envolvidos no sistema.

Carregando publicação patrocinada...
3

O cara quer muito aparecer no canal do Lucas Montano hehehe

Não sei se chamaria o site de "Portfólio", por que não tem nenhum projeto do cara como programador sendo exibido ali, mas concordo que somente um programador conseguiria achar um caminho tão simples e rápido quanto esse pra fazer o seu site pessoal e vender o seu peixe.

Excelente inspiração mesmo!

2

Realmente, a ideia de usar o GitHub como CMS no portifólio do Lucas Montano é interessante e prática. Sem dúvida, é um exemplo inspirador de como soluções simples podem facilitar tanto o desenvolvimento quanto a manutenção de um site. Entretanto, a utilização do GitHub como CMS, não é novidade e é uma estratégia eficaz não apenas para páginas simples, mas também para sites bem maiores.

Lembro-me de trabalhar em um projeto por volta de 2018, que utiliza o Hugo, juntamente com GitHub Actions e Netlify, para criar um site relativamente complexo, que para adicionar novas páginas, era simplmente criar um novo arquivo markdown no repositorio e fazer um push. Na época também fiquei muito bem impressionado com a ideia, mas mesmo naquele tempo isso já era algo relativamente comum.

1
3

Não tem segredo.

Ele usou o fetch para pegar o conteúdo do README.md, que tá aqui:
https://raw.githubusercontent.com/lucasmontano/lucasmontano.com/main/README.md

E usou o pacote Marked para converter o Markdown do README.md para HTML.

Depois ele insiriu o HTML gerado em uma <div> através do innerHTML.

Por último ele usou o pacote Prism para fazer syntax highlighting de qualquer trecho de código existente no HTML gerado.

Apesar deste post afirmar que "é só HTML", na verdade tem CSS e JavaScript ali também.

1

Um site nesse estilo me lembra muito bem da época em que eu fazia sites utilizando apenas HTML, utilizava o extinto Microsoft FrontPage para criar as páginas, montava os layouts com apenas tabelas, alguma animação? Sim, fazia com o extinto Macromedia Flash que depois virou Adobe Flash. Procurava por hospedagens grátis pra subir os sites, existiam na época o Geocities, HPG, o Kit.net...

Resumindo, é pura nostalgia relembrar dessa época.