Executando verificação de segurança...
3

Websummit - Lisbon 2022

Olá pessoal!

Nesse primeiro conteúdo ao TabNews, vou compartilhar com vocês um pouco do que foi o WebSummit 2022 em Lisboa.

O WebSummit tem sido o maior evento de Tecnologia mundial da atualidade, reunindo milhares de pessoas em pro de um propósito: Tecnologia e para Todos!

Neste ano, pude ter a oportunidade de ir para o WebSummit, e a experiência superou as expectativas. O evento é simplesmente SENSACIONAL. De amplitude colossais, o WebSummit teve 5 enormes pavilhões, com audiência de mais de 70 mil pessoas, + 2300 startups, centenas de empresas e celebridades convidadas... Para quem ama Tecnologia é como se fosse o melhor parque de diversões que visitou.

Apesar do assunto master ser Tecnologia, o WebSummit teve como tema central uma abordagem muito valioso, diante do meu ponto de vista, com foco em Tecnologia voltada para o aspecto Sócio Ambiental. Um tema rico em fatores demonstrando como a Tecnologia tem sido utilizada para conservar o meio ambiente terrestre afim de melhorar a vida da humanidade. Além de tratar fatores para apoiar o aspecto social e acompanhar ou influência na Transformação Cultural.

Uma pegada muito forte em entender a situação do planeta, criando mecanismos tecnológicos para reduzir o consumo de energia, criar novas fontes de energia, preservar o meio ambiente, preservar a floresta amazônica, monitorar os cataclismos entre diversos outros. Inúmeras tecnologias desenvolvidas e sendo desenvolvidas para esse fim.

O mesmo foi possível ver com as questões sociais e transformação cultural, onde as tecnologias proporcionam ou influenciam diretamente nesses aspectos. Havendo destaque para se refletir como a geração Z ou os Zs irão potencializar ainda mais o uso da tecnologia no dia a dia das pessoas.

Inúmeras empresas, chefes de estados e C-Levels estavam presentes no evento, trazendo conteúdo e seu ponto de vista em relação às tecnologias. A primeira Dama da Ucrânia, Olena Zelenske foi um dos destaques... tal como como o CZ CEO da Biance e Toto Wolf da Mercedes F1.
Com os 4 dias de eventos e muito conteúdo, era impossível visualizar tudo que desejava, então foquei nas palestras, master class e conteúdo que tinha mais interesse e agregaria maior valor para meu trabalho e negócio.

Dentre os conteúdos que consegui ver, os destaques foram para:

  • Cloud Computing: continua sendo o motor para potencializar os negócios na Internet. Presença em peso doa grandes players do mercado. Não estava presente o Google, mas sim o Google Cloud... e não a Amazon, mas a AWS. Vendo isso, a percepção que o produto de valor dessas empresas são hoje a Cloud.

  • Web3.0: Muito conteúdo impulsionando a disseminação da web3.0, ao qual acredito que irá revolucionar ainda mais a forma de utilizar a Internet, potencializando a compra e venda, fechamento de contratos e formas ainda mais desruptiva de uso. Acredita-se que a geração Zs serão os pilares para potencializar a 3.0.

  • NFT: Também foi tema de destaque no websummit com muito conteúdo e assunto, contextualizando como os tokens não fungíveis se tornaram ferramentas importantes para aquisição de bens reais no ecossistema virtual. Vale lembrar que essas tecnologias se conectam ou fazem parte de alguma maneira de outras tecnologias em uso, imersão ou especulação como a própria web3.0, blockain, IA, machine learn, realidade virtual e o flamigerado metaverso, entre outras.

  • Automação e autonomia: Cada vez mais a humanidade tem configurado a tecnologia para realizar o trabalho repetitivos através da automação, no entanto tecnologias de Inteligência Artificial e aprendizagem de máquina tem sido claramente expoente de aplicabilidade tanto no meio virtual como no meio fisico atraves da internet das coisas, Tal aplicação não se limita diretamente apenas nas ferramentas e softwares, mas ao contexto total do negócio das empresas. O WebSummit deixa isso bem evidentes. Centenas de ferramentas, startups, projetos, softwares com aplicabilidade em IA, Machine Learning, IoT, conexões, protocolos, DataLinks, Open Data, Big Data, etc...

  • Desenvolvimento para todos: Ferramentas, Softwares, plataforma e diversos prismas e vertentes são destaques para o desenvolvimento. Nas clouds o impulso no trabalho com microsservices, serverless e diversas abordagens e inovações para a cultura devOps. Por um outro lado, empresas potencializam formas de criar novos modelos de negócios para outsourcing de construção de software e tecnologia. Ferramenta de low e no code tem a ganhar destaque e explorar um novo nicho de mercado para entregar valor... e tanta coisa que minha cabeça quase explode!

Enfim, tenho muitos outros assuntos a abordar referente a experiência no WebSummit, mas vou pensar em como abordar conteúdo mais específico e exploratório sobre determinados assunto com link ao WebSummit.

Em relação às experiências foram muito massa! Pude pilotar o simulador do F1 da Mercedes (especialmente o carro do Lews Hamilton), Troquei uma ideia com pessoal da Vercel, Mongo.db, JetBrains, Figma... sim... essas empresas estavam no WebSummit e foi muito legal vê-las de perto sabendo que utilizamos seus produtos no nosso dia a dia... Inclusive a Vercel está com um novo projeto ousado que acredito que vai se tornar disruptivo numa nova maneira de se trabalhar com frontend... pelo menos é a expectativa dos caras...

;-)

E isso pessoal. Espero ter trazido conteúdo de valor para o projeto.

Por fim,

Parabéns ao Filipe Deschamps e sua turma pela iniciativa do projeto! Cara, vocês estão criando algo sensacional e tenho certeza que esse projeto vai voar e cumprir o propósito.

Grande abraço!!

Carregando publicação patrocinada...