Vendure headless e-commerce com Node.js e Typescript
Vendure é uma nova estrutura de e-commerce headless de código aberto construída em Node.js com TypeScript e que expõe uma API GraphQL.
Arquitetura headless
O termo “headless” ou “API-first” refere-se a uma arquitetura na qual o servidor não se preocupa em renderizar páginas HTML. Em vez disso, ele expõe uma API que pode ser consumida por um aplicativo cliente que pode ser desenvolvido e evoluir independentemente do backend. Isso contrasta com as estruturas de comércio eletrônico “monolíticas” tradicionais, nas quais a "vitrine" faz parte da estrutura de backend e normalmente é personalizada por meio de themes ou templates.
A arquitetura headless está se tornando cada vez mais popular com o aparecimento de aplicações para navegadores, aplicativos móveis e a tendência de aplicativos PWA's. Várias das estruturas de e-commerce estabelecidas estão migrando para essa abordagem, e há uma safra de novas soluções de frontend, como por exemplo Vue Storefront, que se baseiam nessa tendência.
GraphQL
Vendure expõe uma API GraphQL, por meio da qual são realizadas todas as interações com o backend. O GraphQL oferece várias vantagens em relação às APIs do tipo REST, como a capacidade do client solicitar apenas os dados de que precisa e as ferramentas aprimoradas oferecidas pela tipagem estática.
TypeScript e Node.js
TypeScript é um superset (um conjunto adicional de instruções, keywords e estruturas) de JavaScript de tipagem estática. Têm sido adotado como um padrão em escala corporativa pelos benefícios que ele traz em termos de organização e padronização de código.
Fonte: https://www.vendure.io/