Executando verificação de segurança...
2

Qual é a importância de se fazer perguntas em uma entrevista de emprego?

Já comprou uma casa sem antes saber quantos quartos possui? Ou um carro usado sem antes saber se possui problemas? Ou um simples pacote no supermercado sem sequer saber o que está dentro?

Constantemente você está a tomar decisões com diferentes níveis de importância, mas quando se trata de aceitar um novo desafio profissional, você realmente está consciente da sua decisão?

Recentemente contratamos um novo colaborador no qual fui responsável pela sua avaliação e 3 semanas depois ele pediu para ser retirado do projeto porque não se sentia motivado a desempenhar as suas tarefas. Não o culpo de maneira nenhuma, mas claramente houve uma falha no processo de recrutamento de ambas as partes, pois de alguma forma o candidato não ficou esclarecido.

Quero abordar o problema na visão do candidato e como mitigar essas situações na hora de aceitar uma proposta de trabalho.

O sentimento de ser o escolhido é ótimo, mas tenha cuidado.

É natural a felicidade que você sente quando é escolhido para uma oferta de trabalho, e que faça com que você se sinta parte de algo e diga sim. É como na aula de educação física, quando você é escolhido por uma equipe e apenas vai, sem pensar duas vezes.

Contudo a vida não é a sua aula de educação física e é muito mais do que fazer parte de algo, você já é um adulto e é o seu futuro que está em jogo, os seus valores, a sua qualidade de vida, os seus familiares, a sua saúde mental e financeira, etc...

É melhor pecar por excesso do que por negligência.

Um processo de recrutamento é a sua oportunidade para reunir informações sobre a empresa, a oferta e para perceber se a vaga se adequa às expectativas. Claro que as expectativas dependem do seus objetivos no momento, pode ser a sua primeira experiência laboral, melhorar a sua qualidade de vida ou ter mais estabilidade, por isso o objetivo do post não é dizer-lhe o que fazer da sua vida mas sim que pense bem antes de tomar a sua decisão, tenho certeza que você não quer jogar seu tempo no lixo tal como não jogaria o seu dinheiro comprando uma casa sem saber as suas características.

Não se sinta intimidado, pelo contrário, sinta-se confortável em fazer perguntas que considere importante para atingir os seus objetivos. Se do outro lado estiver alguém interessado em uma relação a longo prazo, certamente irá responder as suas questões com maior clareza possível, caso contrário é um motivo para desistir da candidatura e não há nada de errado em tomar essa decisão, é totalmente honesta.

Esse é o momento de você usar a entrevista de emprego a seu favor e ver se os interesses da empresa conversam com seus interesses para vida pessoal e profissional.

Conclusão

Se você chegou até aqui pensando que no fim haveria algo como "10 questões para fazer na entrevista de emprego", não foi esse o objetivo do post. Quero que você pense antes de tomar uma decisão, seja qual for o seu nível de experiência, esclareça primeiro quais são os seus objetivos e as questões surgirão a partir daí.

Não existe receita de sucesso para as entrevistas de emprego, entender quem você é e onde pretende chegar é a melhor maneira de se preparar para um novo desafio. Termino esse momento de reflexão com a frase "para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve".

Carregando publicação patrocinada...
1

Alguns dizem que mais do que a resposta é a pergunta. Fazer as perguntas certas algo que também pode demontrar maturidade ao recrutador. Ele vê que você está interessado e busca compreender a cultura da empresa...

0