A maioria dos ataques são sociais, por exemplo, hackers que se passam por funcionários de uma empresa que conseguem convencer a vítima de que se trata de um contato oficial. A partir daí é como abrir uma brecha no dique.
No caso de alguns ataques aos youtubers foi utilizado justamente essa técnica, inclusive em alguns casos os emails eram oficiais e solicitavam a instalação de um executável para ter acesso antecipado ao respectivo jogo. O hacker atacou primeiro um funcionário da empresa e a partir daí contatou os youtubers.
A conclusão que chego é que podemos ter o nível de segurança e retundância da aviação, mas haverá sempre o fator humano que irá desencadear os eventos.
Por enquanto a edução digital é a forma mais eficiênte de evitar problemas, as pessoas precisam se informar e aprender a trabalhar no mundo digital, desconfiar de tudo e verificar as fontes. A era digital não é diferente de outras transformações pelo qual passamos e como sempre precisamos nos adaptar a esse meio se queremos sobreviver.