O temido retorno aos escritórios...
Recentemente vi um post sobre #homeoffice e refletindo sobre o cenário atual do mercado a meu ver sobre esse movimento de retorno aos escritórios.
Concordo que o movimento de retorno aos escritórios seja uma tendência, mas não concordo que deva morrer o Home office.
Acredito que deva ser feito estudos reais em relação a produtividade, tudo que eu vejo em volta desse tema tem sido muito especulativo.
Da mesma forma que um funcionário pode perder seu foco em casa ele pode perder no escritório e com agravantes de situações extra escritório.
Preferencialmente busco oportunidades 100% home office e muitos feedbacks que tenho de entrevistas são que pessoas entram em entrevistas e se negam a continuar em processos seletivos por não ser full home office.
Novamente, não quero ser o portador das más notícias e acredito no retorno aos escritórios, mas quando imagino pegar um ônibus por 1h30 ida e quase 2h na volta e não ter um ônibus bom para o deslocamento aí não gosto da idéia de retorno. Ou a empresa pagar essas horas de deslocamento como horas de trabalho, afinal estou na disposição da empresa neste trajeto.
Ou podem acabar sendo criadas empresas com essa cultura onde só se contrate home office.
O que eu considero sempre de grande importância é estar preparado para a mudança. Independente do cenário que se apresentar.
Pensando nisso eu fui ver a densidade populacional brasileira e se voce ver o mapa as maiores concentrações são mais litoraneas e ao redor de grandes metrópoles.
Com isso em mente na nossa área de Desenvolvimento de Software ou adjacências se perderiam muitos recursos qualificados apenas por não estarem próximos a suas sedes ou a esses centros.
Enfim. Minha esperança é que esse modelo não morra mas continue para podermos ter opções.
Se quiser se conectar comigo
https://filipeleonelbatista.vercel.app/links
#HomeOffice #RemoteWork #WorkLifeBalance #WorkplaceFlexibility #DigitalWorkforce #FutureOfWork