Executando verificação de segurança...
1

YouTubeDrive: guarde arquivos gigantescos dentro do YouTube

O YouTubeDrive é uma POC (Prova de Conceito) que recentemente ganhou a atenção do Hacker News. O projeto foi criado por David K. Zhang 5 anos atrás e tem uma abordagem muito interessante:

YouTubeDrive é um pacote da linguagem Wolfram (também conhecido como Mathematica) que codifica/decodifica dados arbitrários (de/para) de vídeos simples em RGB que são automaticamente enviados e baixados do YouTube. Como o YouTube não impõe limites ao número total ou à duração dos vídeos que os usuários podem enviar, isso fornece uma forma efetivamente infinita, mas extremamente lenta de armazenamento de arquivos.

Vídeo de exemplo

https://youtu.be/Fmm1AeYmbNU

Dica enviada pelo usuário @gpoleszuk.

Implementação em uso

Um exemplo do YouTubeDrive sendo utilizado dentro da plataforma Wolfram

Carregando publicação patrocinada...
4

Interessante a ideia que fez ressurgir, Filipe!

O unlisted video youtu.be/Fmm1AeYmbNU contém 22 frames exóticos para quem desejar decifrar.

O trabalho de Zhang foi uma espécie de arte, informação útil, muito provável que seja preservada e, simultaneamente, a informação embarcada. Aparentemente os termos de uso do Youtube não preveem explicitamente esse tipo de prática, mas vale lembrar que as políticas podem se adequar às tendências...

Há várias soluções que foram desenvolvidas, algumas cairam no esquecimento e outras continuam em uso para armazenamento compartilhado de informação, utilizando-se de diferentes midias e estratégias de codificação (BASE(32|64|...) posts, QR-codes, audio, video, esteganografia, DataMatrix no Arctic Code Vault etc.).

Aqui, um desafio com QR-Codes youtu.be/ExwqNreocpg

1

De fato, foi uma ideia sensacional, eu adoro quando tecnologia junta peças de todos os lugares para criar coisas inéditas, mesmo que sejam só provas de conceito.

E atualizei o post original com o link para o vídeo.

E obrigado pela indicação do segundo vídeo.

3

Não é infinito, não existem recursos infinitos no universo. Dona Google já acabou com os Google Drives Ilimitados de Empresas/Universidades, com o Google Fotos ilimitado, todos os docs e outros contam no limite da conta e estão vendendo Google One e incentivando isso. É questão de tempo para o YouTube acabar com a farra de vídeos ilimitados e gratuitos. Nem se justifica por ser a maior plataforma do mundo mais porque YouTube está perdendo muito espaço para os vídeos curtos de outras plataformas sociais

2
1