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SEO: Google para de recomendar "Dynamic Rendering" de SPAs e Páginas com muito JavaScript

Dynamic Rendering (Renderização Dinâmica) é uma técnica que foi popularizada pela incapacidade de motores de busca conseguirem ler conteúdos de dentro de uma página que foram gerados através de códigos JavaScript no client-side.

Apesar de motores como o Google conseguirem ler e interpretar (até certo ponto) conteúdos gerados dinamicamente no client-side, especialistas em SEO (Search Engine Optimization) sempre ficavam com um pé atrás e começaram a implementar o Dynamic Rendering que é mudar a forma de renderização da página de dinâmica para estática quando identificado a presença de um Bot de busca.

Recomendação anterior

Até então, o Google destacava na sua documentação a limitação de conseguir interpretar JavaScript e recomendava o uso de Dynamic Rendering.

Note o que irá acontecer com o banner em azul no topo da página:

Google recomendando Dynamic Rendering

Recomendação atual

Agora, se você acessar a mesma página de ajuda será recebido com uma mensagem em vermelho desincentivando o uso deste recurso e propondo o uso de server-side rendering, static rendering ou até hydration.

Google parando de recomendar Dynamic Rendering

A renderização dinâmica é uma solução alternativa e não uma solução de longo prazo para problemas com conteúdo gerado por JavaScript em mecanismos de pesquisa. Em vez disso, recomendamos que você use renderização do lado do servidor (server-side rendering), renderização estática (static rendering) ou hidratação (hydration) como solução.

Como está sendo feito no TabNews?

Nós renderizamos 100% das páginas de forma estática utilizando Next.js, onde ganhamos de graça a hidratação de conteúdos dinâmicos no frontend. Fora isso, utilizamos ISR (Incremental Static Regeneration) para que o conteúdo das páginas estáticas se auto-revalidem (atualizem) no backend ao se passar 1 segundo.

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