Executando verificação de segurança...
4

PHP rodando na nuvem utilizando WebAssembly e hospedado na Vercel

Guillermo Rauch, fundador da Vercel acabou de publicar no Twitter um teaser de algo interessante que está por vir: a possibilidade de rodar binários em WebAssembly hospedados nas Edge Functions (computação distribuída globalmente na CDN) na Vercel.

E como demonstração, eles portaram o PHP para WebAssembly e hospedaram isso no endereço: https://edge-php.vercel.app/

PHP rodando na nuvem utilizando WebAssembly e hospedado na Vercel

Por que isso é impressionante?

Neste exemplo, o PHP está rodando no lado do servidor, como normalmente faz, porém o pulo do gato é que ele está sendo processado na Edge.

Então continua sendo computação na nuvem, mas ao invés de estar num servidor central, essa computação pode ser distribuída por uma CDN e deixar ela muito próxima do usuário que está fazendo a request.

É o mesmo benefício de performance de distribuir um estático como uma imagem por uma CDN, só que ao invés de estático, é "computação" pra valer.

E um cuidado nisso é, pelo fato da sua computação agora estar distribuída, caso você utilize um Banco de Dados, ele também precisa estar distribuído globalmente, pois do contrário se a camada da aplicação fizer muitas idas e voltas para o Banco de Dados, você terá uma degradação de performance absurda.

Carregando publicação patrocinada...
3
6
4

Estou acompanhando uma certa briga entre a velocidade final do WebAssembly versus JavaScript, sendo que em vários cenários o JavaScript puro está com uma performance igual ao do WebAssembly, o que é impressionante, mas para mim esse não é o ponto mais importante do WebAssembly. O ponto principal para mim é portabilidade de tudo que já foi desenvolvido no mundo até então e conseguir rodar isso dentro do sandbox mais popular nos dias de hoje que é o navegador.