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Esse tipo de pergunta é sempre difícil de responder, pois vai muito de entender em detalhes o contexto que a pessoa vive. Mas vou tentar dar uma visão macro no que acredito e isso obviamente vai ter um viés na linguagem que uso hoje que é JavaScript.

Mas eu preciso começar destacando que Dart, na minha visão, é uma linguagem muito mais profissional que o JavaScript, fora que ela não precisa manter backwards compatibility que o JavaScript precisa. Então difícilmente o JavaScript consegue se desfazer de decisões erradas que foram implementadas na linguagem no passado para justamente manter a web compatível o máximo que der. Então ela só fica cada vez mais complexa.

Por outro lado, o Dart foi criado para matar o JavaScript e literalmente essa era uma das campanhas informais que eram rodadas no passado quando a linguagem surgiu. Isso foi um baita passo em falso, deu super errado e a linguagem ficou num limbo... até se tornar a linguagem base do Flutter em maio de 2017.

Evolução da popularidade da linguagem de programação Dart do Google

Então hoje o maior volume das pessoas que utilizam Dart não é pela lingugem em sí, mas pelo Flutter, por um framework que resolve algum problema de uma forma ótima. E não tem nada de surpreendente nisso, porque com JavaScript é o exato mesmo comportamento.

Eu odiava com todas as minhas forças ter que programar em JavaScript, mas me forcei aprender para conseguir usar o Socket.io, que é uma biblioteca para trabalhar com WebSockets para Node.js. Eu não queria saber de JavaScript, eu não queria saber de Node.js, mas eu queria muito conseguir usar o Socket.io para fazer um chat em tempo-real.

E a popularidade do JavaScript vem em partes disso, sendo que com o Dart isso aconteceu apenas com o Flutter. O JavaScript não ganhou força pela linguagem que ela é, mas ganhou com diversas "ondas", frameworks, bibliotecas, em diversas áreas e também em diversas etapas do desenvolvimento. Por exemplo, no passado era muito comum você programar utilizando qualquer stack que não fosse JavaScript, mas utilizar as "build tools" em Node.js para compilar assets estáticos. Muitas pessoas aprenderam JavaScript com a onda dos aplicativos desktop híbridos usando o Electron, ou os aplicativos mobile nativos com React Native, ou até com a inesperada popularização de vários editores de código escritos em JavaScript, com o ganhador sendo o VS Code.

E numa visão macro da história da linguagem, há duas enormes ondas, sendo que a primeira foi o JavaScript ser a única linguagem compatível com os navegadores, e a segunda onda foi justamente com a criação do Node.js e as pessoas conseguirem criar soluções "full stack" utilizando uma única linguagem de programação. Não que isso seja a melhor escolha, mas em muitos cenários isso é o suficiente. Bom, a gente está conversando pelo TabNews que é uma plataforma que tem o frontend e backend escrito em JavaScript.

Bom, independente disso, sempre que eu escolho uma tecnologia eu tento pensar se eu tenho um Plano B caso meu principal objetivo com ela não dê certo. Por exemplo, se eu escolhesse Dart e Flutter, eu pensaria no quanto eu aprenderia sobre desenvolvimento mobile, principalmente na parte de UX e como eu poderia reaproveitar isso para qualquer outro passo que as tecnologias vão dar. Se eu escolhesse JavaScript, eu pensaria em todas as outras áreas que eu posso atuar com essa mesma linguagem se React Native não der certo.

Enfim, fica agora no seu exercício pensar se tanto o Plano A da sua escolha, quanto os Planos B, C, D, etc... lhe agradam 🤝

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Simplesmente, fantástica a explicação. Acompanho o seu canal no Youtube há algum tempo e admiro o teu conteúdo, muito bom de verdade!
Muito obrigado pela opinião, acredito que ter um plano A, B e até mais que esses, farão em focar na linguagem que me ofereça maiores possibilidades de uso.