Anunciado novos formatos de UUID
Foi apresentado os novos formatos de UUID (Universally Unique Identifier) para ser usado em aplicações e bancos de dados modernos.
Segundo o draft da proposta oficial, muitas coisas mudaram desde a criação das primeiras versões (v1-v5) e uma das áreas que os UUIDs ganharam muita tração foi em chaves nos bancos de dados, como primary keys (chaves primárias). Isso porque o recurso padrão de auto increment
dos bancos de dados não funciona muito bem no momento que você precisa ter esses valores de forma única e distribuída.
Mas apesar das UUIDs resolverem esse problema, eles possuem algumas características que não são desejáveis como, por exemplo, o UUIDv4 não conseguir ser muito bem indexado pelos bancos de dados, pois novos valores criados em sequência não ficam próximos um dos outros no índice e acabam sendo inseridos em locais randômicos.
Para contornar esse e outros problemas, estão sendo propostos 4 novos formatos:
- UUID versão 6 (UUIDv6): Uma refatoração do UUIDv1 para que seja ordenável como uma sequência opaca de bytes.
- UUID versão 7 (UUIDv7): Um UUID
time-based
completamente novo. - UUID versão 8 (UUIDv8): Um formato de UUID livre e que não possui requisitos, exceto manter a compatibilidade com versões anteriores.
- Max UUID: Um UUID especializado que é o inverso do proposto na RFC4122 (O nil UUID é uma forma especial de UUID que possui todos os os 128 bits definidos como zero).