Executando verificação de segurança...
3

Nathan, eu acabei atropelando essa publicação, não tinha visto ela!

E a sua pergunta é sensacional e uma briga eterna entre quem gosta de escrever testes unitários, versus testes de integração, versus testes e2e e todos os tradeoffs envolvidos.

No TabNews estamos por enquanto apenas com testes de integração e pessoalmente não vejo necessidade escrevermos testes unitários, pois o princípio que adotei foi o mesmo que o seu: me importo em como foi implementado menos do que se está de fato funcionando na camada externa da API. Então funcionar para mim é mais importante do que tudo, o resto a gente refatora, e é aí que eu vejo os testes unitários brigando muito com você. Eu digo isso porque a interface de uma API muda numa velocidade muito menor do que a interface das unidades que você compõe o sistema, e esse "miolo" do sistema vai precisar ser refatorado a todo momento.

Então numa bateria de testes de integração, você pode refatorar o que quiser dentro do miolo da aplicação que nenhum teste deverá quebrar por conta disso. Isso não necessariamente se aplica aos testes contra as unidades que tiveram sua interface pública alterada/refatorada.

Carregando publicação patrocinada...