Awesome Vibe Coding: coleção de ferramentas, agentes e IDEs para programação
Estou organizando um repositório no GitHub com uma coleção de ferramentas, agentes e IDEs para programação. Tô usando o termo que o Andrej Karpathy popularizou no X: “vibe coding”, ou seja, um jeito de programar em que você simplesmente sente a vibe (ahuauhahuauh) e deixa a IA fazer o trabalho pesado.
Você pede mudanças simples em linguagem natural, aceita as sugestões, copia e cola erros direto e contorna bugs até sumirem. No fim, constrói um projeto sem praticamente tocar no código, apenas vendo, falando e ajustando até funcionar.
Quem quiser ajudar, pull requests são mais que bem-vindos! =D
🔗 https://github.com/filipecalegario/awesome-vibe-coding
Fiz bons experimentos com o v0, Bolt, Lovable e Cursor. Mas nem tudo são flores. Já fiquei preso em loops de erros sem fim, com os modelos completamente perdidos, propondo penduricalhos verborrágicos e sem sentido. Às vezes, a melhor solução foi simplesmente jogar os projetos fora e começar do zero (o que, de certa forma, também faz parte do vibe coding: como o esforço inicial foi pequeno, o apego ao código também é menor).
De toda forma, se jogar nesse processo e ver as coisas se concretizando na sua frente é uma experiência massa. Mais do que isso, abre portas para quem nunca programou antes, permitindo transformar ideias em protótipos cada vez mais complexos e funcionais, sem depender de outra pessoa para codar.
Alguém mais já tentou esse estilo de programação? Como foi? Compartilha aí!