Executando verificação de segurança...
31

Pitch: Audioletter.ai EP 1 - Transforme sua newsletter em podcast

Olá pessoal, eu sou o Filho da nuvem, sou dev faz 15+ anos e produtor de conteúdo por aí. Além de produzir, também consumo muito conteúdo de outros canais no youtube, podcasts e ultimamente tenho consumido bastante newsletters, que é um canal de mídia que tem crescido muito por tentar fugir da dependência de plataforma.

O problema é que tem rolado um pouco de fadiga de newsletter (na verdade se ainda não aconteceu eu estou bem perto disso). Em pouco tempo me deparei recebendo vários e-mails regulares e por mais que eu goste dos conteúdos simplesmente não consigo acompanhar todos. Desde então tenho pensado em como esses e-mails na verdade poderiam ser roteiros para episódios curtos de podcast. Se um episódio em áudio aparecesse no meu agregador seria mais uma chance de eu consumir, e sabemos que com podcasts conseguimos ouvir enquanto trabalhamos, lavamos louça, pegamos estrada para uma viagem e etc. É um tipo de conteúdo único.

Do outro lado da história temos a dor dos produtores de conteúdo; para quem nunca produziu, pode ser mais difícil se relacionar, mas manter várias redes sociais e canais de mídia ao mesmo tempo dá MUITO trabalho. As pessoas precisam decidir o quanto de trabalho conseguem despejar para manter N canais versus o benefício que eles trazem. Nessa direção temos diversas empresas tentando usar IA para automaticamente fazer cortes de videos longos em curtos e minha ideia com a https://audioletter.ai/ é também reaproveitar conteúdo, mas transformando newsletters em episódios de podcast ou áudios para grupos privados no zap, telegram, discord, etc.

O Filipe Deschamps me autorizou a usar a news dele (obrigado de novo mano) e estou rodando esse primeiro mvp há umas semanas. Hoje lançamos o primeiro episódio com a voz dele usando IA e numa visão macro os próximos passos são:

  • Testar o máximo de modelos de IA possível para bater o martelo de qual usar.
  • Encontrar um produtor de conteúdo gringo para também rodar um teste gratuito em inglês.
  • Encontrar os primeiros usuários pagantes.

Para ouvir o episódio de hoje no spotify aqui vai o link, qualquer feedback ou sugestão é super bem vindo:

https://open.spotify.com/episode/2qrwyogpijiFVm0hfMCyPu?si=2JdTqrwERxy5plRM5j-QAg

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu acho essa uma solução bem interessante porque eu mesmo utilizo IA para leitura de PDFs pelo Edge, porque são PDFs grandes que não consigo ter tempo na minha rotina para eles, então acabo consumindo como um podcast. A absorção do conteúdo é menor, mas a outra opção seria não consumi-lo. Se desse para ouvir pelo celular seria melhor, mas aí eu precisaria gerar o áudio e salvar, ao invés de apenas ouvir pelo navegador.

Você clonou pela Eleven Labs? Se sim, usou qual treinamento deles para clonar a voz do Filipe? O instant voice cloning ou o professional voice cloning?

2

Fala Rafael. Eu estou tentando multiplos providers, é bem possivel que nos proximos episodios vejamos diferença nas vozes por conta disso. Mas pra esse em especifico foi Elevenlabs sim com o modo instant voice. Sinceramente, o que voce achou? Pro tamanho de input que eu dei pro treinamento eu achei muito satisfatorio.

2

Para quem precisa consumir um texto, mas prefere áudio, acho que a qualidade está satisfatória mesmo. Fica melhor do que no Edge, porque de vez em quando ele lê palavras em português como se fosse inglês (exemplo, face), ou o contrário, e às vezes se atrapalha com uma pontuação numa abreviação, achando que é ponto final.

Para realmente passar a impressão de que é o Filipe, ainda falta aperfeiçoar mais. O Lucas Montano lançou um vídeo hoje onde mostrou dois áudios gerados pela Eleven Labs. Acredito que ele tenha feito o treinamento mais completo, pois ficou realmente muito parecido com ele falando. Pode ver pela entonação e até onomatopéias ("não é mesmo, ãhn?").

Tudo depende do seu objetivo. Eu acho esse um projeto bem interessante. Já testei o Speechify, mas achei o preço salgado para o meu nível de consumo. Não sei o quão lucrativo é um projeto assim, na prática.

2

eu testei a clonagem profissional com minha voz e ficou muito bom, pra mim superior que o instant voice. O problema é que eu estou enviesado por saber dessa diferença, quando peço pras pessoas ouvirem os dois tipos de audio, elas nao conseguem dizer qual o melhor, tanto que voce me perguntou qual dos dois eu tinha usado. Tenho pensado que o melhor vai ser seguir com algo satisfatorio e ir avançando junto com os modelos. Em algum monento eles vao ficar muito muito proximos da realidade.

2

@filhodanuvemoriginal, saiu hoje o Google Illuminate um novo produto que parece ir vem na direção do seu caso de uso.

Fiquei muito impressionado com a qualidade, a fluidez da fala e a naturalidade da conversa de uma das demonstrações.

inda está em teste por lista, mas acredito que vale a pena conferir.

1
1
1
1

Dando um retorno, confesso que achei a qualidade muito boa.

Para esse tipo de conteúdo, ler um resumo das notícias do dia ou da semana é realmente muito bom!

Parabéns pelo trabalho!

Quero acompanhar o lançamento e próximos passos!

2

Valeu pelo retorno Roberto. A medida que os próximos passos forem saindo vou postando aqui.
Na verdade estou pensando em criar uma audioletter para falar dos passos da audioletter 😅, mas uma coisa de cada vez.