Executando verificação de segurança...
1

Olá Wesley. Vou deixar alguns pensamentos soltos porque eu (talvez por ser programador) não vejo só um caminho, nem mesmo o melhor caminho pra um destino.

Eu concordo com você, uma universidade é um ambiente transformador, quando fiz Ciência da Computação de 2008-2013 eu tive aulas de IA, de mineração de dados e vários outros tópicos que sequer eram abordados no mercado e tenho certeza que se você entrar hoje, vai ver a academia discutindo vários assuntos que vão ser aplicados no futuro. A experiência pessoal de uma universidade é algo que eu não consigo encontrar em nenhum outro ambiente, é sem preço. Porém você já viveu isso em Engenharia Civil, eu acho que tentear reviver isso vai te agregar mas de um modo diferente, você vai conviver com pessoas muito mais novas que você e a forma como elas levarão o curso vai ser, muito provavelmete, diferente da sua. Isso é só um ponto que pode ser um desafio pra te dizer que reviver um curso universitário não vai ser nem positivo nem negativo na mesma forma que antes.

Não sei como seria na sua universidade, mas quando fiz era muito difícil conciliar com trabalho (as vezes tinha aula de 8am-10am depois de 16h-21h), tentei isso várias vezes e sempre sacrificava uma disciplina aqui e outra ali. Só diria para você voltar pra universidade se for um desejo muito profundo seu.

Sobre caminhos, o melhor seria você estudar tanto mas tanto que conseguiria aplicar pra vagas de junior ao invés de depender de um estágio. O mercado atual está bem exigente, não vou mentir, a barra está alta e você vai precisar ralar muito pra se destacar, mas imagino que já esteja ciente. Nessa direção a ideia seria continuar no emprego atual e se policiar para estudar aos fins de semana e em algumas noitas durante a semana. No mundo ideal, daria pra só abondonar a Novos negócios quando tivesse passado pra vaga de programação.

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá filhodanuvemoriginal, agradeço demais os pensamentos soltos. Gostaria de dizer que compartilho essa ideia de "pensamentos soltos", acredito que algum dia eu consiga linkar cada um deles em um objetivo (que eu não sei qual é ainda), ou em varios. Em resumo organizar os pensamentos soltos kkk. Tenho 23 anos, mas minha ansiedade joga minha cabeça pros 40.

Aproveito pra compartilhar contigo que gostei demais da sua trajetoria, acabei vendo seu canal e dois videos especificos me chamaram atenção: A historia do GitQl e como foi para a Europa. O interessante é que o seu trajeto concorda com meu objetivo a longo prazo: trabalhar com programação na Europa. Não sei como vou fazer isso ainda, mas tenho certeza que um dia eu consigo, e tive a felicidade de descobrir seu canal, pois ele vai me ajudar nessa trajetória. +1 inscrito!

Sobre a universidade, acabei não comentando inicialmente, mas por varios motivos, vejo que o melhor caminho para mim seria cursar de forma remota. Digo isso em função do que disse acima, sobre a experiencia universitaria e eu já ter vivido isso, e tambem pelo fato de ser uma graduação na area de tecnologia. Entendo tambem que isso vai de encontro e até facilita a conciliação com meu atual trabalho. O que acha de cursar remotamente? (EAD)

Entendo que parece ter ficado controverso o meu levantamento, no sentido de eu não estar buscando uma graduação por aprender as ferramentas e buscar um emprego, mas sim sobre o que a universidade tem a oferecer alem disso, pois na modalidade EAD isso se perde né? Mas na minha cabeça, eu me sentiria mais completo (no sentido de conhecimento) tendo uma graduação do que simplesmente aprendendo ferramentas e linguagens pela internet, por isso minha busca pela formação universitária.

Agradeço novamente, gostei demais dessa interação!

1

Entendo que parece ter ficado controverso o meu levantamento, no sentido de eu não estar buscando uma graduação por aprender as ferramentas e buscar um emprego, mas sim sobre o que a universidade tem a oferecer alem disso, pois na modalidade EAD isso se perde né?

é... eu acho que se perde, mas posso estar errado também. Pensando em tudo que você disse, você foi explícito que não desgosta do emprego atual, então imagino que você não sente a necessidade de sair dele em pouco tempo.

Sendo assim, fazer o EAD de um curso que você vai se sentir mais completo e vai te dar um diploma universitário (o que te dá muitos pontos para uma futura emigração) parece um bom plano Wesley.

Aproveito pra compartilhar contigo que gostei demais da sua trajetoria, acabei vendo seu canal e dois videos especificos me chamaram atenção: A historia do GitQl e como foi para a Europa. O interessante é que o seu trajeto concorda com meu objetivo a longo prazo: trabalhar com programação na Europa. Não sei como vou fazer isso ainda, mas tenho certeza que um dia eu consigo, e tive a felicidade de descobrir seu canal, pois ele vai me ajudar nessa trajetória. +1 inscrito!

Valeuu pelas palavras e inscrição. Que bom que curtiu esses vídeos.