Dev frontend frustrado
Sou dev frontend com pouca xp (3 anos na área), tenho um emprego low profile e uso angular.
Estou atuando em um projeto que está me tirando do sério, tenho que migrar um sistema antigo feito em angular js para angular 16, eu + 3 devs e o tech leader, todos super gente boa e me ajudam muito.
Tenho sim aprendido bastante coisas com os devs mais experientes, mas o projeto em si está um horror, nada é muito claro, gambiarras sinistras, aquela velha história de 1 milhão de coisas pra fazer com prazo curto...
Em algumas sprints eu me dei super bem, terminei minhas tarefas e ainda peguei outras além do que tinham me passado, mas na sprint atual eu fiquei mais de 1 semana em uma task que estava estimada em 24h, e com isso vem aqueles clássicos pensamentos de que sou uma farsa e não mereço o salário que ganho etc etc.
Eu juro pra vcs, mais de 1 vez eu cheguei ao ponto de chorar de ódio desse projeto e dessa task específica que estou, o pessoal me ajuda sim quando eu peço ajuda mas não tem como eu pedir ajuda o tempo todo, eles também tem as tarefas deles e estão tão lascados quanto eu nesse projeto.
Estão colocando muita expectativa nesse projeto e ele precisa ser entregue ainda esse ano, mas é ultra óbvio que não vai dar tempo.
Tenho um certo receio de ser mandado embora ao final do projeto, mas ao mesmo tempo eu tenho certa tranquilidade pois já tenho um tempo de xp que me facilitaria um pouco arrumar outro trabalho, mas tenho alguns pecados que vou citar abaixo:
- Não sei trabalhar com testes
- Só sei assuntos relacionados a frontend (e não são muitos além de angular, typescript e javascript)
- Não tenho portfólio
- Não mando bem no inglês
Esses dias pensei que fosse uma boa ideia estudar assuntos "raízes" como SQL, alguma linguagem tipo Java, PHP ou sei lá, talvez até mudar de área mas ainda dentro da nossa área, porém se eu pegar pra estudar qualquer assunto que seja a minha xp continua sendo em frontend, não terei xp nessa "outra área", teria que voltar a ser estagiário e isso não é um opção pois não tenho mais 17 anos de idade nem sou sustentado pelos meus pais.
No fundo sei que devo estudar mais algoritmos, estrutura de dados, ingles e tantos outros assuntos que dão preguiça de ir a fundo mas que me tirariam de trabalhos assim como o meu, que tem sim seu valor mas são tão desgastantes que me fazem constantemente sentir vontade de largar a área e ir trabalhar de marceneiro ou sei lá o que.