Começar pelo freelance ou focar em um SaaS?
Fala pessoal, venho acompanhado o TabNews desde seu recente lançamento e venho lendo algumas publicações sobre empreender no mundo da tecnologia que andam cativando ainda mais algumas ideias que possuo. Como acredito na qualidade que esse espaço do TabNews tem, decidi trazer aqui alguns impasses que tenho sobre esse assunto.
Um projeto pessoal
Recentemente andei trabalhando em um pequeno projeto, que a príncipio seria apenas mais um projetinho de estudos mesmo.
O projeto basicamente consiste em um sistema de gestão para restaurantes, que possui um dashboard para cadastro de itens e gestão de pedidos e, um app mobile de comanda, para anotar os pedidos nas mesas.
Não é nada novo, mas confesso que fiquei bem satisfeito com o resultado, ele é BEM cru ainda (como disse, foi para estudo) mas curti bastante o processo da criação de um certo "produto" que é usado no mercado.
Expandir o projeto?
O imapasse começa quando percebo que, o projeto poderia ser implantado realmente, em um pequeno restaurante de um conhecido da família.
Depois disso começou a pairar na minha cabeça a ideia de expandir o projeto para um freelance. O projeto deveria ser bem mais refinado para ter um uso real, atualmente consigo por a mão nele no final do dia ou em finais de semana. Então talvez demoraria um pouquinho para ter uma versão estável disso tudo.
Mas como nunca publiquei efetivamente nada alem de algumas outras coisas menores na Vercel, ainda tenho algumas dúvidas que vão mais para o lado técnico da coisa, como por exemplo, onde hospedar a API e o banco de dados.
Junto com isso, entram também algumas questões de negócios, que me fazem ter umas das principais dúvidas sobre isso tudo:
Projetos separados por cliente ou dedicar mais tempo em um SaaS?
Um freelance
Caso eu resolva partir para um freelance desse projeto e consiga captar uma quantidade legal de clientes, eu teria uma API, um banco e um front hospedados por cliente? (sem contar a publicação do app, que da pra resolver fazendo na web mesmo).
Além disso, tem também que toda negociação com cliente sempre sai uma personalização ou outra, o que acho que criaria um emaranhado de projetos que posteriormente poderiam ficar dificeis de prestar suporte, ainda mais com tempo limitado.
Um SaaS
Com um SaaS, 90% dessas questões seriam resolvidas, mas seria necessário dedicar muito mais tempo para modelar um banco, refatorar a API, implementar um sistema de login na plataforma...
Será que valeria a pena fazer esse esforço, mesmo com tempo limitado? Em um contexto relativamente pequeno?
Considerações
Esses então são alguns devaneios de alguém que está decidindo se arriscar ou não hahaha. E acredito que muitas outra pessoas possam passar por esse sentimento que estou passando, mas que precisa de um bom processo de amadurecimento.
Quem quiser dar sua opinião, contar sua hostória, pode ficar a vontade, são muito bem vindos!!
Abraços pessoal.