Executando verificação de segurança...
1
felp
2 min de leitura ·

Acho que não quero mais ser dev

Fala pessoal, tudo bem?

Não costumo postar muito aqui mas recentemente venho repensando na minha carreira como desenvolvedor e se devo seguir/ investir mais tempo nela e gostaria de compartilhar o porque disso.

Na empresa que trabalho, entrei nela como suporte ao cliente e depois de mais ou menos 1 ano, tive a oportunidade de começar como dev júnior no time de tecnologia. Atuei como desenvolvedor júnior por mais ou menos 1 ano também, até março deste ano para ser mais exato. Hoje percebo que entrei na área muito "verde" e dei uma sofrida para engrenar.

Em março, tive a oportunidade (que foi mais uma necessidade) de começar a atuar na parte mais gerencial de um time de devs, um time que atende demandas vindas do Suporte ao Cliente.

Nesse cargo faço a organização de backlog, prioridades, mantenho a ponte entre o time de produto e os setores que têm relacionamento direto com o cliente. No início não curti muito a ideia, pois estava largando a posição de ser desenvolvedor. Mas, no decorrer do tempo comecei a perceber que tenho facilidade/ habilidade nisso. Então comecei a me interessar mais sobre este ponto de vista organizacional e gerencial de um time de tecnologia.

Porém, ainda me interesso e gosto bastante de estar com a mão no código, mas não me enxergo mais, no contexto que estou inserido hoje, atuando como desenvolvedor novamente.

Meu dilema está em onde invisto mais meu tempo, energia e dinheiro para me especializar?

Estou quase convencido em me voltar mais para as questões de gerenciamento e investir em adquirir conhecimento para me tornar um Product Owner, Project Manager...

Gostaria de compartilhar essa etapa da minha vida profissional que estou passando e gostaria de saber se tem alguém vivenciando algum cenário pareceido. Além disso, caso alguém tenha alguma indicação de cursos voltados para essa área eu agradeceria! Sei que temos POs e PMs espalhados por aqui na comunidade hehe.

Obrigado!

Carregando publicação patrocinada...
1

Não vou mentir que já passei por uma fase similar

estudava pra ser dev, mas comecei a curtir Scrum e PM do nada e estudei muito sobre

No final eu virei UX.

Conclusão: sla irmão faz o que te faz feliz, essa é a parte importante no final

1

Não sabemos. Não podemos decidir por você. E não entendo porque você, como muitas pessoas, acham que pessoas aleatórias na internet vão decidir por você melhor do que você decidir.

Você vai ganhar ou perder com essa decisão. Olha que confortável para a pessoa decidir por você. Se der tudo errado, ela não sofre nada, é você que sofrerá pela decisão errada dela.

Percebe a falha no raciocínio?

Você tem que fazer o que gosta e que tem capacidade. O que tem vocação e faz você atingir seus objetivos.

Sempre podemos mudar de ideia. Podemos tentar algo e se não der certo dá para voltar ao anterior.

Se estiver muito difícil, se cada situação estiver conflitante, aí provavelmente precisa de ajuda profissional. Isso é sério demais para deixar na mão de quem não te conhece, não tem tempo e disposição para te avaliar e falar algo sensato que seja útil. Em alguns casos nem isso vai ajudar. Pode ser que a pessoa esteja muito perdida, e precise de um processo longo.

Eu sei que desejo o melhor para você, e qualquer pessoa nessa situação, mas também sei que só a pessoa pode achar o caminho. Por último, sei que a vida é feita de escolhas, para ter algo vai ter que abrir mão de algo. Eu não consigo fazer tudo o que quero, ou fazer algo que eu gosto e mesmo assim tudo seja bom para mim. Eu aceito pagar um preço por cada decisão que tomo.

Esteja confortável com a decisão que tomar. E mude se não estiver bom.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

maniero,

Sinceramente não acredito que ele está delegando essa decisão importante a outros, como ele mesmo falou:

Gostaria de compartilhar essa etapa da minha vida profissional que estou passando e gostaria de saber se tem alguém vivenciando algum cenário pareceido. Além disso, caso alguém tenha alguma indicação de cursos voltados para essa área eu agradeceria! Sei que temos POs e PMs espalhados por aqui na comunidade hehe.

Acredito que ele quer dar uma olhada em quem passou pelos dois caminhos e entender qual mais encaixa com ele.

E também dicas como você deu de procurar uma ajuda especializada é muito importante, mas que ele não receberia se não tivesse perguntado aqui.

1
1

Eu sempre quis ser desenvolver, desde criança sempre tive afinidade com computadores, começei a aprender Java e C# antes dos 10

Depois que eu trabalhei com programação, eu perdi essa vontade, antes eu tinha prazer em aprender e programar, desde sair do meu último emprego, levou meses pra eu querer aprender algo novo.

Depois da viagem que eu fiz pra Amsterdam, só torço pro Lula liberar a ganja, abriria um coffeeshop e viveria sem stress