[Reflexões] Pouco tempo com Infinitas opções
Me espanto com a proximidade que o infinito tem do zero. Sério mesmo, já pararam para se perguntar o quanto eles são parecidos? Por exemplo, o universo: é um espaço infinito de coisas espalhadas ou é um lugar gigante cheio de espaço vazio?
Muitas vezes, tenho dificuldade de fazer escolhas, seja por não saber o que quero ou por desejar diversas coisas. Por vezes, me pego em situações de decisão semelhantes às do livro "Alice no País das Maravilhas". Hoje em dia, com tanta informação vinda de tantos lados, torna-se difícil se manter esclarecido sobre tudo. Validar coisas simples tornou-se uma tarefa trabalhosa.
A conclusão que chego é que você ter infinitas opções faz você ficar tão confuso sobre o que decidir que acaba resultando num cenário que você acaba não seguindo caminho nenhum como se não tivesse opção alguma.
No mundo do desenvolvimento de sistemas e na área de programação, vejo a todo momento algo novo sendo divulgado: arquitetura, padrão, ferramenta, plataforma etc. E há tantos campos para se especializar: dados, web, mobile, IoT, embarcados, agro, infra, entre outros. Existe tanta informação e conhecimento disponível online que, às vezes, sinto-me perdido, chegando a demorar até 30 minutos apenas para escolher coisas simples como um sabor de sorvete.
Isso tudo me deixa um pouco revoltado comigo mesmo. Vejo zilhões de possíveis futuros para mim e o que acabo seguindo é sempre um tanto preguiçoso. Acho que isso também tem a ver como estarmos sempre sonhando alto e não respeitando nosso tempo pras coisas uma vez que nossa cultura social é regada pela ansiedade e pelo imediatismo.
Acredito que falta um lugar maior de conversão para nós. Isso poderia muito ser uma nova solução em formato de plataforma/aplicativo que vai registrar nosos interesses e motivações em uma nova rede social gamificada para interagirmos com nossas próprias ambições criando um ambiente virtual para impusionarmos uns aos outros em nossos planos de vida.
Ou apenas deveríamos tentar nos relaxar, procurar sossegar a cabeça de preocupações, meditar, correr, pedalar, nadar ou qualquer outra coisa que faça movimento de nossa mente ou corpo. Acho que isso já ajudaria muito.
A maneira que tenho usado cada vez mais para lhe dar com infinitas opções é tentar fazer cada vez coisas que significam mais pra mim, ou descobrir quais são essas coisas. E tentar dizer não para tantas coisas que aparecem dentro e fora de minha cabeça.
Num universo de tantas possibilidades é difícil às vezes aceitar tantos espaços vazios em volta de nós. Entender a existência deles e o fato de que eles sempre vão existir acho que nos ajuda na percepção de nossas limitações e nas realizações de algumas coisas interessantes no curto tempo que temos nesse mundo.