Executando verificação de segurança...
2

Assumindo que sua pergunta seja se um desenvolvedor precisa ter uma conta pessoal pública em uma rede social, minha opinião é que não necessariamente. Existem inúmeros desenvolvedores com perfil discreto que se expõem pouco e ainda assim são bem-sucedidos.

Independentemente de se expor ou não, em algum momento será necessário criar uma conta no Google, YouTube, Twitter, Instagram ou em alguma plataforma. É impossível negligenciar o uso desses canais se seus clientes / audiência estão neles.

Existem muitos perfis com fotos de animes e canais dark que conseguem alcançar muita gente. Por outro lado, está cada vez mais evidente que cada desenvolvedor carrega uma marca pessoal, e eles trabalham para sustentar e promover essa marca.

Tem um movimento não tão recente chamado #buildinpublic, que é formado principalmente por indie hackers. Eles compartilham projetos, código, sucessos, fracassos, progressos, além de divulgar o quanto ganham com eles, mas expõem pouco da vida pessoal.

Acredito que é importante buscar aquilo que esteja alinhado com sua personalidade e interesses, e se for trabalhar com internet, aceitar que não tem como evitar o uso de redes sociais e outros serviços web.

Carregando publicação patrocinada...
1

Acho que esta ficando inevitável a ideia de criar um perfil publico e mostrar “eu” como uma “marca” para criar um negócio minimamente sucedido.

Vi esse movimento buildinpublic no twitter, mas nunca fui fã da plataforma todo.