Executando verificação de segurança...
1

📄Saia da Zona de Conforto, Supere Limites e Realize Sonhos!

Resumo

Hoje irei falar um pouco sobre minha experiência pessoal e profissional, onde aprendi que sair da Zona de Conforto é o melhor a se fazer para chegar na realização de um sonho e superar seus limites.

Introdução

Zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não a causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. É uma região onde nenhum indivíduo se sente ameaçado.

Não sair da ZONA DE CONFORTO é praticamente renunciar à vida, ao crescimento. Seguimos aí, "vegetando", enquanto os anos passam e nossa vida se empobrece cada vez mais.

zonadeconforto

Depoimento

Vamos ao meu caso, sempre gostei de desenhar, de computadores, de programar. Desde que eu me conheça por gente, fuçava e testava equipamentos da oficina que meu pai tinha (ele reparava TVs, Vídeo Cassete, Atari e vários consoles, PCs), e isso me permitiu ter um contato mais cedo com computadores e a gostar de tudo que envolvia tecnologia.

Antes de começar minha vida profissional, eu já tinha um hooby por criação de site, mas isso é conversa para um próximo artigo.

Bom, nos meus dois primeiros empregos, apesar do cargo ser "Suporte Técnico de TI" e "Vendedor/Técnico de TI" respectivamente, acabei fazendo o serviço que mais me sentia melhor, que era o desenvolvimento web e gráfico. Eu não percebia, mas estava "trancado" em minha zona de conforto.

O que me ajudou a sair da Zona de Conforto?

Nunca fui fã de rotina, ficar um ano em uma mesma empresa parecia ficar uma eternidade fazendo a mesma coisa, mesmo que eu me sentisse bem fazendo aquilo. No segundo emprego, quando estava prestes a completar um ano, encontrei um velho conhecido, que tinha uma nova proposta de emprego para mim.

O salário iria aumentar, porém o serviço não teria nada a ver com desenvolvimento web e/ou gráfico, era algo totalmente NOVO para mim. E este momento, foi a "virada de chave" para mim, pois percebi que o "novo", poderia ser bom.

Aceitei a oferta e só saí do terceiro emprego para mais um novo DESAFIO, dessa vez bem maior: a Copa das Confederações FIFA de 2013.

Realizando um Sonho

Meu SONHO sempre foi trabalhar de alguma forma, com futebol e tecnologia, mesmo que fosse por um dia. Assistia aos jogos da Copa do Mundo, e sempre quis saber como era a tecnologia envolvida, atrás das câmeras.

Esse novo emprego era um desafio de várias formas, primeiro que era temporário, eu sabia que estava trocando o certo (emprego em que já estava consolidado) pelo duvidoso (um mês, será que isso é o certo?), outro desafio era na questão profissional, já tinha exercido a função anteriormente, mas no máximo para uma pequena empresa dentro de uma indústria em minha cidade (será que eu iria conseguir?).

Mas aceitei e fui, com a cara e a coragem, LIDAR com desafios e PROBLEMAS, para desenvolver NOVOS CONHECIMENTOS e consequentemente, AMPLIAR a minha zona de conforto.

Exerci muito bem o meu serviço, fui elogiado por colegas de trabalho, o que me rendeu posteriormente, uma vaga na Copa do Mundo FIFA de 2014, desta vez em uma cidade que eu nunca imaginei conhecer tão cedo: Manaus/AM.

Realizando o Sonho de trabalhar na minha área, na Capital

Apesar do emprego na Copa das Confederações ter durado apenas um mês, foi tempo necessário para conhecer novas pessoas. Através do Networking, eu consegui uma vaga para trabalhar em uma agência de publicidade, fazendo o que eu mais gostava: desenvolver sites.

Estava eu no meu emprego dos sonhos, criando sites para empresas que eu jamais imaginaria ter desenvolvido, ou seja, de volta à minha Zona de Conforto. Mas como falei antes, após a Copa das Confederações, recebi muitos elogios e isso me fez me destacar entre as equipes que trabalharam em todo o país, fazendo com que eu fosse chamado para trabalhar em um cargo maior, porém, em Manaus/AM.

O desafio agora era trabalhar a mais de 1000km de casa, sem ter amigos ou familiares por perto, e isso, por si só já era um desafio para mim, que sempre fui "caseiro". Mas, tive que deixar as OPINIÕES ALHEIAS e o MEDO da MUDANÇA de lado e, ACREDITAR que eu PODIA FAZER aquilo ACONTECER!

Conclusão

Desafios são feitos para serem SUPERADOS. E para superá-los, não adianta, você terá que SAIR da sua ZONA DE CONFORTO!

Obrigado pelo seu tempo.
Tenha um ótimo dia!

Dica de Leitura: Capacitação do Google em Data Scientist
Carregando publicação patrocinada...
2

@faustini Zona de conforto é algo matador pra uma carreira, e nada melhor que trocar de emprego, ainda mais pra algum muito diferente, pra dar chacoalhada na gente e ajudar a tirar o pó do móvel. Lembro que fiquei numa situação assim na primeira startup que trabalhei. Foi quando vi um vídeo do @filipedeschamps falando de vaga aberta pra front na Pagar.me que eu decidi tentar mudar isso, o "não" eu já tinha. Dito e feito, 1 mês e 1 semana eu estava lá, com um baita desafio e um baita frio na barriga.

Uma sugestão pro título do seu post é remover [ARTIGO]:, pois acho que o resto do texto já é autoexplicativo.

1