Executando verificação de segurança...
7

Eu sou considerado Júnior com esse projeto?

Me chamo Fabrício, tenho 18 anos e estudo programação há mais ou menos 2 anos. Descobri o famoso HTML quando mexia nos templates do Blogger. Depois disso, nunca parei de estudar.

Mas desde esse tempo nunca parei realmente para fazer um projeto. Usar todo o meu conhecimento que eu aprendi para criar um projeto. Era somente o projetos de curso. Então decidi criar esse projeto desde a ideia, prototipação, o design, fazer o front e o back.

A ideia:

A ideia principal era criar algo como o Curios Cat e Tellonym. O nome do projeto é Qurios, "Question" (pergunta) e "Curios" (curiosidade). Uma nome que inventei que representa um termo relacionado a perguntas e curiosidades. Com ele é possível perguntar e responder a perguntas feitas por usuarios.

Recursos:

  • Login/Register
  • Criar perguntas
  • Responder perguntas
  • Editar e excluir perguntas criadas pelo usuário
  • Feed (onde mostra todas as perguntas criadas por ordem de criação)

Sobre: Esse projeto eu fiz desde o backend até o fronted (que estou terminando). Usei Fastify, Prisma, Node e Typescript e algumas outras libs como os plugins do Fastify.

No front, eu estou usando Vite + React.

Usem esse login, ou crie o seu para testar o projeto

Qurios:

OBS: Eu ainda estou desenvolvendo o site, ainda falto adicionar o README nos projetos de front e back e a responsividade no front.

OBS 2: Meu DB está no Planet Scale*,* se não houver muitas request em X minutos ele entra no modo "sleep", onde a primeira request demora entre 1.5 min à 2 min.*

Gostaria de saber o que vocês acharam do meu projeto?

Link: https://qurios.vercel.app/

backend: https://github.com/fabriciolak/qurios-backend

frontend: https://github.com/fabriciolak/qurios

Carregando publicação patrocinada...
3

Não é assim. Não dá para avaliar só com essas informações, e não é relevante também. É uma pena que as pessoas se preocupem tanto em ter esse tipo de título. O processo de como faz é muito mais importante que do que o resultado que entrega.

Já contei como fui de júnior à master em questão de meses, o que obviamente é uma mentira em experiência real.

Não vou me estender aqui, já respondi em diversos lugares que você deve se desenvolver, evoluir sempre, sem esse tipo de preocupação.

https://www.tabnews.com.br/maniero/620bc81d-2128-496a-8846-5037a1838a9a

De qualquer forma, parabéns pelas consquistas que está conseguindo.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Obrigado maniero, a questão que levantei com o título só foi por uma questão de curiosidade, queria saber como as pessoas com mais experiencia avaliariam o meu projeto.

2

Achei incrivel seu projeto

Queria eu que os junior que já entrevistei tivesse essa usadia de construir sozinho sem ser a copia de um projeto de um curso.

Segue firme que sua jornada será maravilhosa.

1
2

Para ser de fato Junior faz sentido estar atuando numa empresa como tal.
Mas o projeto está excelente. Conheço Juniors que não fariam tão bem.

Você está indo bem, invista em se vender e não desista.

1
1
1
1
1

Sim, foi usado o conhecimento passado no curso para criar o Backend. O curso deles é ótimo mesmo, vale muito a pena.

1
1
1
1
1

Gostei muito da ideia do projeto e até a vibe que o layout passa leve e cara, parabéns pelo projeto para mim está profissional. Eu não tenho propriedade para falar como um desenvolvedor experiente por ainda está começando mas gostei de mais.

E quero da uma dica, se achar válido no final no rodapé aonde esta escrito "© 2023 FABRICIOLAK" linka teu portfolio ou teu linkdin, caso alguém que veja o projeto esteja interessado em saber mais sobre você vai ter mais um caminho para te encontrar.

1
1

Cara, curti demais o seu projeto, parabens!

Me tire uma duvida haha Percebi que está usando emojis do iOS, como pegou esses emojis em alta resolução?

1
1

Não sei lhe dar um titulo, mas uma coisa importante é que você conseguiu (acredito que só) criar um um MVP, funcional e na minha opinião até bem bonitinho.

Não cheguei a analisar seu código, apenas acessei a plataforma e gostei.

1
1
1
1

Excelente projeto! Ao ler alguns comentários, concordo com aquele que afirmou: "Conheço muitos juniors que não fariam isso".

Quanto à sua classificação como nível Junior, consigo enxergar você como tal.Possui conhecimento em um framework, é capaz de criar APIs e manipulá-las no front-end. Além disso, o fato de ter realizado tudo sozinho adiciona ainda mais méritos.

É verdade que se trata apenas de um MVP, mas já é algo que você pode utilizar como argumento para se vender como junior, caso não possua experiência prévia em empresas.

Uma sugestão valiosa seria a de desenvolver mais dois ou três projetos seguindo a mesma dinâmica do seu primeiro, assim você terá um portfólio mais forte para se apresentar como junior.

1
1

Você é considerado júnior se consegue colaborar em um projeto coletivo, com outros programadores. Para isso você precisa:

  • reproduzir os padrões de código que já existem no projeto.
  • revisar o código dos seus pares.
  • seguir padrões de qualidade de software, testes end-to-end e colaborar nos deploys.

E por último, um dos mais difíceis:

  • estimar com certa confiabilidade o esforço e complexidade de novas features, oferecendo um prazo estimado para a entrega.
1

Obrigado pelo comentário, matheusand. Esses são, sem dúvida, pontos cruciais para um júnior que trabalha em uma empresa.