Executando verificação de segurança...
2

A melhor maneira de aprender a programar

Estudar programação é um processo solitário, isso é um fato.

Vão ser horas de dedicação nos livros, sites e vídeos de cursos. Para algumas pessoas esse pode ser um processo ruim pela falta de interação, mas para a grande maioria é uma das melhores maneiras para se aprender algo hoje em dia.

A pandemia de Covid-19 estreitou ainda mais esse tipo de pensamento ao forçar milhões de pessoas a fazerem quarentena, e de certa forma, acentuou a cultura do autodidatismo. 

E levando isso mais a fundo na programação, você vai precisar – em certo grau – ser capaz de estudar sozinho. 

Imagine que você acabou de fazer seu curso, conseguiu entrar no mercado de trabalho, está confortável com as tecnologias usadas na empresa, mas da noite pro dia, o gerente resolve utilizar um framework novo.

Naturalmente você vai fazer uma busca sobre ele ou procurar algum curso que ensine de maneira mais prática e rápida.

Não tem.

E agora?

Agora você vai até a documentação oficial do framework e começará a estudar tudo por ali. Sozinho e sem a ajuda de um professor especializado no assunto.

Por mais que isso seja algo solitário, não precisa ser algo penoso ou ruim.

Nesse artigo você vai aprender a técnica fundamental para se estudar sozinho e tirar o máximo de proveito desse momento sem se tornar algo exaustivo ou entediante. 

Em quanto tempo um tomate ganha forma?

No final dos anos 80 um rapaz chamado Francesco Cirillo desenvolveu uma das mais famosas técnicas de gerenciamento de tempo, o método Pomodoro, que deriva da palavra tomate em italiano.

Saindo da parte história e entrando na parte prática, o pomodoro consiste em fatiar o tempo de uma tarefa em vários pedaços, ou – como geralmente é usado – quebrar uma tarefa em vários pomodoros.

Para melhorar a sua agilidade mental, a técnica é baseada na ideia de intervalos de tempo em pura concentração seguidos de pequenas pausas de descanso. O período de foco extremo é de 25 minutos e as pausas menores variam de 5 a 30 minutos.

Vantagens de se utilizar essa técnica para os estudos:

- Ganho de concentração e foco
- Melhor gestão do tempo de estudo
- Absorção do conteúdo
- Disciplina

Programação e tomate: uma ótima combinação

Bem agora que você já sabe o que é a técnica do Pomodoro, surge a pergunta:

Como usar a técnica do pomodoro para aprender programação?

Divida seu estudo em “sprints” de pomodoros!

Como assim?

Documentações de tecnologias passam por diversas revisões para que o seu conteúdo, além de ser objetivo, seja claro e direto; evitando assim ambiguidade e bugs na hora de sua utilização.

Algumas documentações possuem centenas de páginas e outras são bem mais curtas. Apenas para exemplificar, ao final desse texto de uma olhadinha na documentação oficial do React.js.

Ela é simples, não tão curta, porém objetiva e direta.

Numa consulta mais específica, você fica cerca de algumas horas estudando o assunto, mas caso você queira aprender do zero, poderá levar bons dias estudando a documentação.

Você vai estudar por horas e horas e no final do dia vai perceber que pouco conseguiu absorver daquele período de estudo.

Mas o Pomodoro vai lhe ajudar nesse problema. Antes de mais nada separe o conteúdo que você quer estudar em “sprints” de Pomodoro.

Ex: Digamos que você quer aprender o básico de Javascript voltado para o Front End. Você faz o levantamento das matérias que você quer estudar – inclusive nós temos um post com os assuntos que você precisa estudar para atuar tanto no front, back quanto no banco de dados – e organiza seus pomodoros da seguinte maneira.

1ª Sprint:

Pomodoro – 25 minutos
Pausa curta – 5 minutos
Pomodoro – 25 minutos
Pausa longa – 15 minutos

Ao longo desse período de estudo, você terá um tempo de descanso para absorver o conteúdo assim como um controle melhor do tempo e uma maneira prática de dividir seus estudos por etapas.

Entretanto existe algo muito perigoso que aliado ao pomodoro pode causar o efeito totalmente contrário ao que você quer.

Não distraia seu tomate

O objetivo principal do Pomodoro é que você maximize seu tempo de estudo e o converta em concentração e foco.

Portanto, elimine qualquer distração que você possa ter nesse momento de foco total, pois isso fará que sua sprint não faça efeito nenhum. O tempo que você levará para “engatar” mais uma vez na concentração total será desperdiçado dentro do pomodoro.

Antes de começar a estudar com o Pomodoro, analise quais são os principais meios que possam lhe distrair. Celular, música, família, barulhos em outros cômodos e etc.

Quanto mais distrações você conseguir evitar, melhor será seu aproveitamento com o pomodoro.

Dicas para quebrar suas distrações

Celular – Coloque em modo avião, ou se caso esteja esperando algo urgente, deixe no silencioso e habilite o toque apenas para coisas específicas, como um contato que poderá ligar para você.
Família – Caso você tenha uma família muito grande e que fica mais ativa em certos horários, analise esse horário e tente estudar perto do fim dele. A minha começa a fazer menos barulho no final do dia, portanto, para mim, é o melhor horário para os estudos.
Música – Música muito alta certamente irá distrair você, porém você pode usar ela como uma grande aliada. Caso você ainda esteja ouvindo barulhos externos que possam lhe atrapalhar, escolha uma playlist com músicas instrumentais, na altura suficiente para suprimir os barulhos externos.

Dando mais força e sabor para o seu tomate

Que o Pomodoro é uma das melhores técnicas de concentração, isso todo mundo já sabe, porém existe uma maneira de deixar ela mais efetiva ainda.

Uma das maneiras mais poderosas de se absorver conhecimento é escrevendo sobre o assunto, portanto, use isso a seu favor e incremente coisas novas a suas sprints de Pomodoro.

Não apenas escreva simplesmente por escrever, mas sim, tente resumir o que você acabou de aprender como se estivesse ensinando para uma pessoa que nunca teve contato com aquele assunto.

Agora que você conseguiu adicionar mais força ao seu Pomodoro, está na hora do tempero final.

Leia o que você escreveu.

Sim! Ler o que você acabou de escrever lhe dará uma absorção maior do conteúdo e você poderá corrigir algo que no primeiro momento pareceu confuso e agora está mais claro na sua mente.

Pomodoro incrementado

- Pomodoro – 25 minutos
- Escrita
- Pausa média – 7 minutos
- Pomodoro – 25 minutos
- Escrita
- Pausa média – 7 minutos
- Pomodoro – 25 minutos
- Leitura
- Pausa longa – 20 minutos

Mise en place

Na gastronomia, antes de se preparar qualquer prato, os ingredientes são ordenados e organizados a fim de agilizar o processo de preparo do prato como tanto para ganhar tempo para os próximos, essa técnica se chama Mise en place, que vem do francês “posto em ordem”.

Você também precisa dessa ordem para estudar, caso não, você perderá muito tempo para “organizar” seus estudos enquanto estuda, para isso, siga esse passo a passo:

Separe os temas que você vai estudar
Estime quantos pomodoros você precisará para concluir o assunto
Elimine as distrações
Prepare seu cronômetro

Tente evitar usar cronômetros do seu celular, pois ele pode te levar a um turbilhão de notificações e você perderá o foco. Recomendamos você usar esse site.

E aqui entra um dos momentos mais importante dos seus estudos. Não adianta você se organizar para estudar, gerenciar seu tempo, sem ter um caminho a seguir. Caminho no sentido do que você vai estudar e até onde você deve estudar determinado tempo, pois sim, alguns temas – principalmente no inicio – não é interessante se aprofundar tanto.

Se você não tiver esse mapa de estudos muito bem desenhado, você apenas perderá tempo e percebera que quando chegar no mercado de trabalho, muito do que aprendeu não será de tanta utilidade. Por isso que a Coders4Future se diferencia de todos os outros cursos de programação. Nós vamos te dar o mapa correto e com total ênfase para o mercado de trabalho e aliando esse mapa à técnica do pomodoro, você com toda certeza, terá um destaque maior dentre os que também estão estudando por outras vias.

Ao final de um dia de estudos, analise se a quantidade de pomodoros que você estimou foi a mesma que você utilizou para concluir os estudos. Caso não, vá ajustando da melhor maneira para você.

Bom apetite

O processo de autodidatismo não precisa ser solitário e sofrido. Você pode aliar os seus estudos à práticas, como o Pomodoro, e solidificar uma disciplina que só agrega coisas positivas para a sua vida.

Porém é importante lembrar que fazer de qualquer jeito, irá ter o efeito reverso. Por isso leve o momento de estudo como algo sério e respeite o processo, pois quando você não estiver em um dia bom, o processo de estudo irá lhe salvar.

Mas agora quero saber de você, já teve alguma dificuldade para estudar sozinho ou isso sempre foi algo natural para você?

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu acho que uma coisa que ajuda muito também é sempre deixar claro pra você mesmo o motivo de se estudar aquilo, para evitar aquele sentimento de: "caramba, será que eu realmente preciso ver esse assunto x agora?"

Pra isso, eu acho sempre legal colocar uns objetivos simples envolvendo aquilo que você está estudando, até pra medir o seu desempenho durante o estudo e também evitar aquela sensação de estar estudando, mas não estar aprenddendo nada. Se você conseguiu alcançar um objetivo, ou fazer um projetinho pessoal, por mais simples que seja, implementando algo do seu estudo, já é um sinal de progresso.

1
1
1

Eu realmente não colocava "muita fé" nisso, mas em pouco tempo eu percebi os efeitos que estavam relacionados ao meu estudo e o principal foi a facilidade em absover o conteúdo