oi @Hawk2811, criei uma conta no site só pra te responder kkk. Eu compartilho do ódio da web.
Quando eu comecei a procurar empregos (6 anos atrás), queria muito entrar em desenvolvimento desktop com C++, mas infelizmente por não ter achado muitas vagas, decidi ir para o que iria "dar certo": desenvolvimento web JavaScript full stack (node.js + angular.js na época).
Conforme os anos até consegui me meter em um ou dois projetos em empresas com coisas um pouco mais diferentes do que web (envolvendo Rust, C, um protocólo de maquininha de cartão, FFI, WebAssembly).
Mas assim, a verdade é que se quer entrar na área de programaćão, infelizmente web parece ser o jeito mais fácil. Porém contudo entretanto todavida, existem MUITAS formas de se utilizar programaćão para ganhar dinheiro. Tem gente que trabalha com embarcados, tem gente que faz jogo, tem gente que faz engine de jogo (que envolve aplicaćão desktop tbm, como a lib imgui), compiladores, etc.
Porém a maior parte dessas outras áreas:
- tem menos vaga no Brasil
- aceitam menos júniores / precisam de MUITOS anos de experiência pra entrar
Então minha recomendaćão é, se tu curte alguma dessas outras áreas de computaćão, estuda web um pouco, entra na área, talvez até progrida nisso, e no tempo livre vai estudando a área q gosta, vai fazendo projetos / um portifólio legal no GitHub. Daí aos poucos tu vai aplicando pra essas vagas, vai pegando feedback do que falta aprender, procura empresas que possuam um programa pra chamar novatos, etc.
Vai dar trabalho e vai ser difícil, mas pessoalmente é o sonho q eu to tentando atingir. Mês q vem comećo a trabalhar numa vaga q envolve C e Rust em um projeto FOSS grande que envolve coisas mais baixo nível, que curto beeeeem mais.
Enton boa sorte :)
Ah e desculpa, não tenho tutorial pra passar não, acho que o jeito é tu:
- escolher uma linguagem (Python, Java, JavaScript)
- ver como faz web com ela na net (pesquisando em inglês é bem melhor)
- faz e coloca no github uns projetos básicos
- aplica pra vagas