Fala mano, tudo certo?
Eu não tenho tanta experiência implementando sistemas de cache, mas acredito que posso contribuir com 10 cents rs.
Na empresa em que trabalho, usamos redis para algumas coisas, como por exemplo: consultar o id da conta de um usuário que está armazenado em outro microsserviço. Por que usamos redis pra isso? Porque esse id não muda e está em um banco de dados de outro microsserviço, portanto faz sentido cachear essa informação. Colocamos um refresh no cache de 12h, pois se por um acaso esse id alterou (muito improvável, mas vai que né :/) o cache poderá ser atualizado com a nova informação.
Agora vamos para a "contribuição":
Acredito que a maioria dos bancos de dados na nuvem cobram por operação de Input/Output, por isso, quanto mais consultas esse banco realizar, mais dinheiro você gasta.
Entretanto, um sistema de cache como o Redis também vai te cobrar de diferentes formas, tanto por armazenamento quanto por requisição (me corrija se estiver enganado). Dessa forma, você precisa analizar o trade off de utilizar cache vs only database. Se ao utilizar cache você vai economizar com consultas no banco (o preço do cache deve ser menor que o valor economizado, pois o inverso é desvantagem) você deve sim pensar em implementar esse sistema de cache.
Lembre-se de que um sistema pode sempre ganhar tração e aumentar o número de requisições devido ao aumento de usuários. Será que você vai querer implementar esse cache apenas quando a panela já estiver quente?
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços!