Oi Rodrigo, beleza?
Primeira coisa, respira! Sabemos que a ansiedade é grande, mas a sua oportunidade vai chegar pois claramente você é uma pessoa dedicada. Você tem apenas 21 anos, é super normal ter esse tipo de desafio que você está enfrentando nessa idade, principalmente com o cenário econômico que o mundo está vivendo e por termos acabado de sair de uma pandemia. Então existem outras variáveis que você precisa considerar nessa equação, ok?
Lembra sempre de olhar as situações da sua vida a partir de outras perspectivas.
Mas vamos ao que interessa...
Você perguntou pq é tão difícil encontrar emprego na área de dev?
Acredito que a pergunta certa seria, porque é tão difícil ser contratado para uma vaga de dev?
-
Você precisa entender primeiro em qual área de desenvolvimento de software você quer focar e quais empresas trabalham com as tecnologias que você decidiu se aperfeiçoar. Escolhe uma tecnologia e foca nela, depois pensa em estudar mais outras coisas.
-
Entra nas vagas dessas empresas e verifica o que elas tem pedido em comum, no descritivo das vagas. Anota tudo, o que você não souber o que é, pesquise a respeito depois.
-
Entenda os valores da empresa e se eles vão de encontro com os seus e então durante a entrevista não perca a oportunidade de falar sobre situações onde os pôde colocar em prática.
-
Converse com pessoas que trabalham nessas empresas e pegue uma visão delas, sobre o que a empresa busca em seus profissionais na opinião delas.
-
Entenda que no momento da entrevista você é um vendedor, antes de ser um programador. Você está vendendo o seu conhecimento técnico e humano em troca do salário.
-
Destaque os seus pontos fortes, lembre-se os seus pontos fortes não limita-se apenas a sua capacidade de escrever um código, mas também as suas soft skills.
-
Se comunique com clareza, valide o entendimento com o entrevistador sobre o que você está falando.
-
Faça perguntas importantes sobre a empresa, tecnologias e processos de desenvolvimento, dessa forma você também demonstra conhecimento.
-
No caso de não ter muita experiência e não saber fazer as perguntas certas, demonstre vontade e capacidade de aprender rápido.
-
A empresa que está contratando uma pessoa para vaga de junior, ela já te contrata sabendo que você não sabe a maioria das coisas e vai precisar de ajuda, então não tem problema falar que não sabe, mas que está disposto a se capacitar e que aprende rápido.
-
Fale sobre os seus projetos pessoais, como idealizou a solução, quais os desafios/dificuldades que teve e como os superou.
-
A empresa precisa ver que você tem potencial de crescimento(Isso vai depender muito do perfil da empresa também, tem empresas que não tem isso na sua cultura. Tem muitas empresas que não se importam em formar profissionais e preferem contratar profissionais mais preparados(não julgo, cada empresa entende o seu momento, e às vezes precisa pagar caro pra isso.))
-
Faça várias entrevistas sem expectativa, só pra treinar e ver como estão sendo conduzidos os processos seletivos. Tenho certeza que você vai sair diferente e mais preparado de todas elas.
-
Saiba que existe muita gente despreparada fazendo entrevistas, então seja seguro o suficiente para entender que você é capaz e humilde o bastante para entender que sempre vai ter algo no qual pode-se melhorar.
Os Sim e Não que recebemos na vida não devem jamais definir quem somos, enquanto estivermos certos de nós mesmos.
Espero ter te ajudado um pouco, conta comigo!
Abraços