Executando verificação de segurança...
3
4

Como quase tudo na vida, depende da forma que você usa as redes. A imensa maioria não sabe extrair coisas boas de rede social e acaba perdendo tempo que não volta mais.

Discussões inúteis que não levam a lugar algum estão dominando essas redes, como Java morreu, linguagem X mais lenta ou ruim que Y, etc. O desafio é ignorar tudo isso e usar a parte de valor: conectar com as pessoas chave, ter contato, pedir dicas ou conselhos, acompanhar postagens de profissionais técnicos, e assim por diante.

No momento que você tem um certo nível a ponto de saber produzir conteúdo, mais pessoas vão te conhecer pelos posts e materiais produzidos. A tendência é que em algum momento isso ajude. Entre um candidato que não posta nada e outro que posta conteúdos técnicos, a vantagem está com o segundo (supondo uma certa igualdade nos outros fatores).

Se essa é a forma mais eficiente de conseguir oportunidades, não sei dizer.

3

É importante se a pessoa souber oque está faznedo lá. Se ela consegue administrar para alcançar um objetivo bem traçado. Se ela usar mal, como a maioria usa, acho ruim. Não precis acreditar em mim, tem gente estudando isso.

Os meus estão aí embaixo no link. Vou começar gerar conteúdo mais ativamente, especialmente no Youtube. Tenho um objetivo. Não é ganhar dinheiro, não é arrumar oportunidades porque estou me retirando.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Eu me afastei 100% de redes sociais, após anos percebi que foi algo muito radical, pois perdi muitas tendências e fiquei boiando sobre o que acontecia no mercado de T.I.
Agora eu retornei e só sigo pessoas que tenham algo a acrescentar.
O chato é que familiares e conhecidos acabam me achando e fica chato recusar os convites.

1

Eu acho importante desde que voce saiba o que esta fazendo e saiba alimentar com coisas relevantes, não acho que seja regra mas acredito que isso pode fazer vc ganhar alguns pontos com certos recrutadores em certas oportunidades.

Já trabalhei em uma empresa que o time de RH olhava até o instagram da gente na hora de tomar decisão, porém onde trabalho atualmente nunca nem viram meu linkedIn, por isso acho que varia, mas eu gosto de deixar registrado coisas que acho relevante na minha carreira então continuo fazendo.