Executando verificação de segurança...
4

eu trabalhei nos últimos 6 anos em uma empresa que cresceu atendendo milhões de clientes, e toda a stack foi feita em JS/TS, mesmo com meus 8 anos anterioes trabalhando na maior parte do tempo com Java e secudariamente com Ruby, digo com tranquilidade que o ecossistema JS vai muito além de uma prototipagem.
Typescript possui o melhor sistema de tipos da atualidade, tanto que seu criador, Anders Hejlsberg, é uma figura importante no desenvolvimento de linguagens:
"He was the original author of Turbo Pascal and the chief architect of Delphi. He currently works for Microsoft as the lead architect of C#[1] and core developer on TypeScript.[3]" Wikipedia

O trabalho dele foi tão bem feito que outras linguagens fracamente tipadas estão absorvendo mecanismos de tipagens inspirados no TS. E a falta de tipagem que era uma dor no JS deixou de existir.

Em relação à performance, a empresa que trabalho é a prova de que o node atende. E dizer que C# é mais performático, é equivalente a adotar Assembly porque é mais performático.
Vale lembrar que a runtime do JS é normalmente em C++, e que as partes mais pesadas computacionalmente não são executas no JS. A rinha de backends que rolou há uns meses provou que a performance das aplicações eram muito semelahtes pq os reais gargalos não estão na linguagem em si.

JS, Java... todas essas linguagens possuem débitos técnicos que sempre terá uma outra linguagem "trazendo a solução", mas trazendo outros problemas. O nosso papel é se manter atualizado e saber avaliar o que vai entrefar o que sua empresa precisa.

A real é que JS é uma das linguagens mais simples, o event loop tira a complexidade de concorrência; a tipagem do TS te dá a robustez (e até mais poderes, ex.: Union Types) sem comprometer sua produtividade; e é o ecossistema mais amplo e rico da atualidade. Por isso tem JS pra todo lado.

A AWS possui maior parte das suas soluções dando suporte primariamente ao ecossistema JS, como as lambdas e o CDK (que é feito em TS, dando suporte a outras linguagens através de wrappers).
O Github Actions tem quase tudo feito em JS.
React, Angular, Vue, Svelte, NextJS etc. a web respira JS.
O pacote Office da Microsoft tem apps como Skype e Teams feitos em React Native.
Daria pra listar milhares de cases com JS e empresas escalando com Node sem problemas.
Achar que JS é ruim e não performático é raso demais.

Carregando publicação patrocinada...
6

Seu comentário é simplesmente sensacional.

Lembro de um curso que fiz uma vez em que ele dizia que boa parte das pessoas que reclamam do javascript na verdade nao sabem nem como ele é implementado ou como deve ser usado. As pessoas que programam fazendo gambiarra, nao o javascript.

Depois disso ele passou por algumas coisas que aparentemente nao faziam sentido e mostrou o algoritmo das operações do javascript, demonstrando que na verdade faziam sentido.