Executando verificação de segurança...
1

Game Maker, por onde começar?

Inicialmente escrevi uma introdução grande, mas cheguei a conclusão que talvez fosse melhor ir direto ao ponto.

Eu quero seguir o meu sonho de infancia e aprender a desenvolver jogos. Mas acredito que esteja colocando o carro na frente dos bois.

Achei que fosse uma boa ficar vendo videos de pessoas recriando jogos conhecidos, e tentando fazer o mesmo. Mas cheguei a conclusão que estava apenas escrevendo codigos sem conhece-los.

Por onde eu deveria começar a estudar?

Eu escolhi o Game Maker para aprender e queria saber se devo começar pela logica de programação, ouvi falar que o Guanabara tem um curso bom a respeito disso.

Depois para onde seguir? Qual a linguagem que o Game Maker usa?

Confio que vocês tem mais conhecimento que eu a respeito disso e aposto que também passaram por dificuldades assim no começo. Por isso vim aqui pedir esse conselho

Carregando publicação patrocinada...
1

A linguagem do Game Maker é a GML onde tem o site oficial do Game Maker que fala como os comandos funcionam de jeito fácil e acessível e o melhor tudo em português BR.

1

Embora seja uma questão de escolha pessoal, eu recomendo outra engine por alguns motivos.

Game Maker é pouco utilizada no mercado de games profissional, limitada principalmente ao mercado indie. Ou seja, equipes grandes como as presentes na Riot, Valve, etc, usam outras engines ou engines próprias (falarei delas logo logo). Se seguir APENAS como desenvolvedor de jogos indie seu desejo, mesmo assim lhe recomendo outra engine.

Sinto a necessidade de lhe informar que já usei as seguintes engines: RPG Maker, Game Maker, Godot, Unreal e Unity. Também já fiz pequenos jogos em Java e C++ enquanto eu aprendia.

De longe, Godot é a melhor engine para uso próprio. Ela é leve, free & opensource, roda 2d e 3d, tem uma linguagem intuitiva e uma workflow escalável. Porém, se você pretende ser mais do que apenas um desenvolvedor solitário - perdão o termo - sugiro que, no momento, busque aprender a usar ou Unity ou Unreal. Unity exige C#, Unreal exige C++. Digo isso porque são essas duas que estão em demanda. Torço pro dia que Godot se juntar a esses dois e se tornar um trio.

"Só se pode entender um sistema observando-se o conjunto,
não apenas uma das partes."
-- Peter Sange

Em teoria, C++ irá te levar mais a frente, pois é uma linguagem mais requisitada no mercado de games mais sofisticados. Várias empresas utilizam C++ para construir suas próprias engines, então se quiser ser desenvolvedor de engine tá aí um caminho. C# por outro lado, te permitirá atuar não só no mercado de jogos, como em todo ambiente .NET da Microsoft.

  • GML (Game Maker Language) te restringirá apenas ao Game Maker.
  • GDScript (Godot Scripting Language) te restringirá apenas ao Godot.
  • C# e C++ são usados para suas próprias engines, mas te abrem possibilidades fora dos games também.

Você pode aprender lógica de programação em qualquer contexto, então por que não em um já favorável à ampliar suas possibilidades? Essa é minha opinião, e cabe a você decidir o caminho que quiser seguir. No meu site, https://tldmbruno.vercel.app/knowledge.html eu tenho links que coletei do Youtube para aprender Unity e C#, pois esse foi o caminho que escolhi pois coincidiu com meus objetivos. Lhe desejo paciência e persistência em sua jornada, e que teu caminho se ilumine.

"Nunca largue mão de seus sonhos,
pois, se eles morrem,
a vida se torna como um pássaro de asa quebrada,
que não pode voar."
-- Érico Veríssimo

1

Muito obrigado por toda a informação, abriu minha mente para novas possibilidades e eu irei levar tudo o que disse em consideração. Novamente obrigado.