Executando verificação de segurança...
1

Perdido nesse "mar de oportunidades"

Desde que entrei na faculdade, sempre tive interesse em tecnologia e decidi me especializar em desenvolvimento web. Passei o último ano estudando essa área e aprendendo a tríade (HTML, CSS e JavaScript) e até o Bootstrap. Meu objetivo era me aprofundar em React e tentar uma vaga de estágio no próximo ano.

Porém, nos últimos meses, comecei a me interessar muito pela área de ciência de dados. Consumi diversos conteúdos sobre o assunto e fiquei fascinado com as possibilidades e o potencial desse campo. Agora, estou com dúvidas sobre qual caminho seguir e não sei se deveria continuar me concentrando em desenvolvimento web ou mudar para ciência de dados.

Não sei o que fazer e estou perdido. Gostaria de ouvir a opinião de vocês e saber o que fariam em uma situação parecida. Muito obrigado pelo tempo.

Eu sinto que fechei meus olhos para "outros ares" na tecnologia, focando só na web e agora que experimentei um pouco outras areas, me sinto em uma "crise de carreira".

Carregando publicação patrocinada...
1

isso não acontece só com a área que vai atuar kkkk até com as ferramentas a usar para resolver o mesmo problema, quando falo de ferramentas me refiro a um monte de coisas mesmos, do tipo qual computador usar(hp, mac...), qual sistema operativo(windowns, linux(ubunt, arch...)), qual linguagem(js, rust, phynton...), qual framework/libaries, compiladores, empacotadores, máquinas virtuais até a hospedagém tem todos sabores... e assim é área kkkk isso me assusta até hoje.

1

Tecnologia é isso mesmo. Tenho 45 anos e tenho ainda e tenho muitas dúvidas ainda. Tenho a necessidade de estar por dentro de tudo. mas isso é impossível. A dica que poderia te dar é estude. Dê um foco em uma área que goste e estude.

1

ericDaCosta,

Concordo com o comentário do pessoal.

Foque e estude, porém adiciono algo mais, procure o mercado de trabalho, veja o que "provavelmente" será o seu dia a dia do trabalho, se realmente chama a sua atenção, e no final se o modelo de trabalho é o que você espera para o futuro.

Atualmente sou cientista de dados e a oportunidade de ser um freelancer é muito baixa, como front-end provavelmente você vai encontrar muito mais oportunidades como freelancer, por exemplo.

1

Não perca a oportunidade de experimentar

Aproveite que o momento da faculdade é propício para experimentar e descubra quais áreas lhe dispertam interesse. Se passou o último ano estudando o core do desenvolvimento web e agora está se aprofundando em ciência de dados, nada impede que você una os dois campos e crie projetos.
Além de ser um ótimo combuistível para os estudos, isso pode inclusive ser um diferencial na sua carreira.
Para a área de dados, acredito que você esteja estudando python em conjunto com as bibliotecas de tratamento/análise. Por que não criar uma dashboard com análises/estudos que você fez? Faça uma espécie de Landing Page ou algo similar para os resultados que você obteve. O ponto principal é praticar e entender que as áreas podem se comunicar. Não esqueça de colocar no seu repositório para que você possa acompanhar seu desenvolvimento, como compartilhar os seus aprendizados. Você vai encontrar alguns desafios no meio da trajetória, mas superar-los vai trazer experiência.

1

Como o Elias respondeu ali, também já estou com 45 e esse "mar de oportunidades" está cheio de perigos que devem ser evitados.

Você comentou sobre faculdade mas não especificou sobre carreira, não sei se está atuando na área como um dev front-end ou se ainda está na faculdade.

Fato é: "Não é possível dominar tudo"!

Você comentou que consumiu diversos conteúdos, isso normalmente é "gostoso", youtubers com o propósito de te agradar, fazem produções excelentes sobre qualquer tema hoje em dia. Mas ver o vídeo de um cara correndo, nadando, levantando peso, é diferente de você correr, nadar e levantar o peso. O que quero dizer é que ver fazendo é prazeroso, mas fazer pode ser doloroso.
E neste ponto é que as pessoas querem mudar, ao começar a fazer algo, enfrentar problemas de verdade e sentir a dor, querem mudar de área.

Minha sugestão pessoal é que você se especialize em uma área e ganhe dinheiro com isso, muito provavelmente você enfrentará dificuldades em diversas outras áreas, aí é onde você deve se desenvolver como pessoa, sabendo pedir ajuda e se associando a outros especialistas. Você não vai dar conta de tudo sozinho.

Ao longo de sua carreira, você vai sendo direcionado pelos desafios que vai enfrentando, erros e acertos são importantes ao longo do processo.