Desabafo de um engenheiro em busca de sua verdadeira paixão: a programação
Como um engenheiro de produção, decidi mudar de carreira e seguir como desenvolvedor há um ano. Tenho estudado programação desde 2010, quando consegui meu primeiro PC, mas com a falta de acesso à internet e material de estudo, meu avanço foi limitado. Na escola, não houve incentivo na área de programação, então decidi estudar engenharia de produção. No entanto, a paixão pelos códigos continuou e eu sempre criei scripts para solucionar pequenos problemas. Em 2022, devido a eventos imprevisíveis, pensei em mudar minha carreira para o que realmente queria. No entanto, apesar dos esforços, não consegui uma vaga até o final do ano.
Como resultado, fiz várias perguntas sobre como melhorar minha situação, incluindo:
- O que estou fazendo de errado?
- O que preciso fazer para começar?
- Como criar meu portfólio?
- Como lidar com minha falta de foco?
- É a falta de foco o problema?
- Como me organizar e me manter organizado?
- Como adquirir as soft skills tão importantes?
Tenho buscado responder todas essas perguntas, porém estou realmente perdido e agradeço qualquer sugestão que possa ajudar. Quanto às tecnologias que domino, incluem:
- Node.js
- React.js
- React Native
- Expo
- Figma
- Conceitos de Clean Code (Usecase, Repositories)
- TypeScript
- Integração com API externa
- Prisma
- TypeORM
Além disso, consigo me comunicar e consumir conteúdo em inglês. Também sei de forma superficial como solucionar problemas pequenos com:
- Python
- Conteitos de microserviços
- Kafka
- Java para Android
Minha dúvida atual é sobre como monetizar todo esse conhecimento. Estou sempre buscando aprender mais e resolver problemas, mas ainda não encontrei uma maneira de transformar essas habilidades em oportunidades financeiras. Atualmente estou em um emprego, que para mim é só para pagar minhas contas enquanto busco atingir meus objetivos.