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Achei bem legal o seu texto, estou com 39 e tenho uma história bem parecida, tbm comecei lá no RPGmaker2000. Foram muuuitas horas depois da escola empenhadas em criar histórias, assets e personagens. Anos depois mergulhei de cabeça no flash, programei alguns 'adsgames' da época e fiz muitos sites. Me formei em ciência da computação mas a maior parte da minha carreira trabalhei com design gráfico, me aventurei com computação gráfica, aprendi um pouco de Unity, Unreal e Construct. Hoje leciono para cursos de tecnologia e faço freelances como frontend. Mas até hj sinto aquela pontinha frustrada de não ter conseguido concluir um game próprio completo, acho que pelos mesmos motivos que os citados. Hoje com toda essa 'ajuda' da IA sinto que se perdeu um pouco o encanto de ver um personagem ganhando vida depois de muitos dias até meses de trabalho. Mas enfim, vida que segue e aguardaremos os próximos epsódios que a vida nos proporciona.

Abraço!

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Muito bacana sua história! Hoje, tenho 30 anos e comecei com o RPG Maker VX, aquele com os personagens já cabeçudos. Mas, na época, muita gente ainda usava o RPG Maker XP. É uma ferramenta fantástica, porque foi com ela que aprendi lógica de programação e desenvolvi o gosto por criar coisas, escrever roteiros, definir o game design e fazer os sistemas, mesmo que fossem sistemas de eventos. Depois disso, fiz curso técnico e percebi que a mesma lógica que usei no RPG Maker era a lógica de programação usada em linguagens de programação comerciais, empregadas em sistemas reais. Isso me surpreendeu muito na época, e, desde então, nunca mais quis sair dessa área!

Que bacana! Hoje você dá aulas, então. Quais cursos você ministra e em quais plataformas?

Muito obrigado pelo feedback e grande abraço!