Testes de software: eles vão além da cobrança nas entrevistas ou morrem por lá?
Há meses que venho estudando e me dedicando em estudar testes de unidade e de integração. De início, a grande dificuldade foi passar para o time que estou, que tem algo em torno de 5 desenvolvedores (comigo) os benefícios de fato que os testes trazem para o longo prazo e também mostrar que a "perda" de tempo da escrita é compensada num futuro próximo.
Apesar da dificuldade inicial, consegui mostrar esses pontos e convenci algumas pessoas de iniciarem com o hábito da escrita dos testes. Porém, percebi que isso não foi natural, e não se manteve. A velha tentação de entregar tudo nas pressas voltou a tona, inclusive de algumas pessoas do alto nível (acima dos desenvolvedores). A impressão que eu tenho é que o hábito dos testes não é cultivado, e não cresce naturalmente nas pessoas.
Nas entrevistas que tenho visto, muito se é cobrado e falado dos testes. A pergunta que fica é: será que de fato nos outros lugares os testes são mantidos e crescidos naturalmente?
Me conte a sua experiência, e me dê dicas de como puxar a galera comigo! Há mais assuntos que não crescem naturalmente, e preciso ficar "forçando" a barra, e mostrando o quão benéfico tais coisas são.
Obrigado pela leitura <3