É muito triste ter que desiludir amigos e colegas.
Esse post é mais um desabafo sobre como tenho tido que lidar com amigos e colegas, que sabem que atuo na área e que querem fazer migração de carreira para TI por conta de anúncios de venda de curso.
Confesso que tive a sorte de me inserir no mercado meses antes da pandemia começar. Consegui surfar um pouco na crista da onda e me posicionar bem no mercado. Vendo esse meu crescimento de carreira e financeiro, alguns colegas e amigos se sintiram motivados a fazer a migração.
Inicialmente, os motivei, mas como na maioria das vezes que fui procurado para orientar em como começar na área, as pessoas não levaram a diante os estudos e se frustraram rapidamente. Após perceber isso, comecei a alertar, fortemente, de que a área não é tão simples como pintam nos anúncios.
Meus alertas começaram a virar desincentivo para essas pessoas, quando começaram as ondas de demissão em massa. Nossa área nunca foi fácil e nunca foi pote de ouro para todos que nela atuam.
É muito difícil se inserir no mercado, principalmente, se você não está cursando uma faculdade. E mesmo que esteja, precisa ter um esforço grande para aprender as tecnologias que o mercado pede, pois isso não é visto na maioria das Universidades. Por isso, a faculdade também não é bala de prata, mas lhe apresenta a uma série de pessoas que facilitam a entrada no mercado.
E como bem disse Lucas Montano, em um de seus vídeos, depois que a crista da onda passou, ficou mais difícil que antes se inserir, pois se paga bem mais que antes para devs. Ou seja, o nível de exigência está bem maior.
Sei que esse conteúdo deve ser repetitivo aqui, mas é um desabafo de quem tá na área e vê várias pessoas próximas quebrando a cara.