Executando verificação de segurança...
10

É muito triste ter que desiludir amigos e colegas.

Esse post é mais um desabafo sobre como tenho tido que lidar com amigos e colegas, que sabem que atuo na área e que querem fazer migração de carreira para TI por conta de anúncios de venda de curso.

Confesso que tive a sorte de me inserir no mercado meses antes da pandemia começar. Consegui surfar um pouco na crista da onda e me posicionar bem no mercado. Vendo esse meu crescimento de carreira e financeiro, alguns colegas e amigos se sintiram motivados a fazer a migração.

Inicialmente, os motivei, mas como na maioria das vezes que fui procurado para orientar em como começar na área, as pessoas não levaram a diante os estudos e se frustraram rapidamente. Após perceber isso, comecei a alertar, fortemente, de que a área não é tão simples como pintam nos anúncios.

Meus alertas começaram a virar desincentivo para essas pessoas, quando começaram as ondas de demissão em massa. Nossa área nunca foi fácil e nunca foi pote de ouro para todos que nela atuam.

É muito difícil se inserir no mercado, principalmente, se você não está cursando uma faculdade. E mesmo que esteja, precisa ter um esforço grande para aprender as tecnologias que o mercado pede, pois isso não é visto na maioria das Universidades. Por isso, a faculdade também não é bala de prata, mas lhe apresenta a uma série de pessoas que facilitam a entrada no mercado.

E como bem disse Lucas Montano, em um de seus vídeos, depois que a crista da onda passou, ficou mais difícil que antes se inserir, pois se paga bem mais que antes para devs. Ou seja, o nível de exigência está bem maior.

Sei que esse conteúdo deve ser repetitivo aqui, mas é um desabafo de quem tá na área e vê várias pessoas próximas quebrando a cara.

Carregando publicação patrocinada...
2

Sei bem como você e seus amigos estão se sentindo! Já estive dos dois lados: antes da pandemia, perdi meu emprego e não consegui me recolocar no mercado de trabalho. Muitas vezes, pensei em desistir completamente da área. No entanto, alguns meses atrás, consegui ser contratado novamente em uma empresa onde trabalhava anteriormente, pois já conhecia o produto. Hoje, me vejo na posição de apoiar alguns amigos que querem se tornar desenvolvedores. Sempre os incentivo, procuro vagas e digo para não desistirem, pois acredito que, em algum momento, conseguirão.

Um deles não cursa faculdade, então estou orientando e desenvolvendo um projeto junto com os outros para criar um portfólio que possa demonstrar como funciona o dia a dia em uma empresa. Talvez seja uma boa ideia fazer algo assim com eles também. Espero que consigam algum estágio em breve!

1

Pow, parabéns! Infelizmente, meu tempo é muito resumido e não consigo assistir eles tão bem assim, mas o que se interessou realmente em migrar tá fazendo uma pós na área pra tentar migrar, espero que consiga também. Torcendo pra teus amigos conseguirem tbm!

2

Atualmente isso te sido realidade na área de T.I. muitos novatos vem por causa da massa de conteúdo dizendo que vão ser milionário, ganhar muito dinheiro em apenas 6 meses.

Para ser um bom dev, primeiro é filtrar todo o conteúdo que temos na internet.

Atualmente não só a área de T.I como também o marketing digital está totalmente saturado.

2

Eu estou na área há um pouco mais de 10 anos, já pensei muitas vezes em desistir, mas, sempre quando pensei, algo lá no fundo me desperta e me faz continuar.

E cá estou !

Confesso que olhando o mercado ultimamente, as vagas e oportunidades, vejo que a régua aumentou bastante e pra quem está começando, sem experiência é realmente desafiador.

Mas, como qualquer outra área, a nossa área de tecnologia, seja qual for o ramo, mudou e evoluiu. É preciso entender isso.

Outro ponto bem crucial, como bem comentado. É essa demanda crescente exponencialmente de cursos e mais cursos, isso atrapalha e bastante quem está começando, até mesmo quem tem mais experiência e quer se atualizar ou estudar algo novo.

Existem cursos realmente bons, mas, a maioria 95% é tudo uma lástima, apenas querendo vender e lucrar em cima do inciante perdido. Isso realmente é ruim !

Mas, como e todo ser humano sonhador, o que tenho a dizer para o iniciante:

  • Não tenha pressa;
  • Aprenda com calma;
  • Tenha paciência;
  • Não se auto sabote;

E siga firme na sua caminhada, a área de tecnologia não é um mar de dinheiro ou de rosas, mas sim, um mar de problemas, precisa gostar de resolver problemas.

Espero ter contribuido ao menos um pouco...

Abraço !

0
2

putz cara, ainda tem gente caindo nesse tipo de curso ?

a galera viu a tua possivel melhora de vida, e engordou o olho, mas não quer fazer o sacrificio de estudar horas a fio pra começar a entender como funciona, se fosse fácil assim como todo mundo vende né, estes dias no grupo um rapaz q está iniciando, disse que um dev de 20 anos de carreira disse pra ele q se ele programasse 2 horas por dia, durante 3 meses, já poderia aplicar pra vagas, que não tinha necessidade de fazer faculdade e que ele poderia começar uma faculdade após 1 ano de emprego, ai eu tentei explicar pra ele, mas como o cara de 20 anos tem mais peso que eu q apenas estou tentando a transição de carreira, então não tive muito "crédito" pra o alertar, mas enfim, de alguma forma ele vai descobrir que não é bem assim, vc ainda diz e ainda alerta a galera q não é facil, mas muitos devs ainda tentam vender esse sonho irreal pra uma galera, esse é o problema, dai o que acontece, vagas com mais de 5mil inscritos, que só atrapalham a escolha do rh e criam ruídos por assim dizer, o que poderia ser uns 50 devs com chances, mas q fica ali no meio de tantos e tantos, tenso demais

0
1

Realmente é muito triste dizer para uma pessoa que ta começando como é a reliade nua e crua, eu mesmo incentivo meus amigos que me perguntam sobre essa area a procurarem outra coisa da vida

1

É o que, normalmente, eu tenho feito também. Principalmente, se eu perceber que a pessoa só ta interessada nos ganhos e não vai ter a disciplina necessária.

1

Tenho amigos interessados na mesma área. Muitos são atraídos principalmente pelo potencial financeiro. Isso não é necessariamente um problema, mas se não tiverem paixão, duvido que possam ir muito longe. Eles iniciam uma graduação e me perguntam como ingressar no mercado, sem sequer pesquisar sobre a área que escolheram. Não estudam, nem demonstram iniciativa, entendem? Parece que querem tudo pronto. A maioria tem uma perspectiva totalmente equivocada, acreditando que é só trabalhar de casa e ganhar muito dinheiro.

1
1

Comecei a estudando programação a mais ou menos um ano, e acreditei nessa conversa de que é só pegar o básico da tríade web que você vai arrumar um trampo massa na área, e ter um bom salaria...
de uns meses pra cá, vi que não era nem de perto assim e desencanei da procura.
hoje eu reduzi as horas de estudo mas, peguei gosto pelo conhecimento e desenhvolvimento na área da programação, e de quebra ajudou melhorar meu Inglês e pensamento lógico(que não tinha antes)!

1