Como descobri que programar não é só escrever código
A família da minha namorada tem um restaurante rural (cujo site eu que fiz :D) que recebe, em média, 500 pessoas nos almoços de domingo. O restaurante utiliza um sistema de comanda de papel, onde cada item do cardápio possui um código que é posteriormente inserido no sistema para calcular a conta. Porém, é incrível, em alguns momentos, surgem duas filas enormes nos dois únicos computadores disponíveis para efetuar os pagamentos. Então para ajudar, duas pessoas adicionais pegam o cardápio e seus celulares e começam a somar os itens individualmente, mas essa abordagem é bastante trabalhosa. A pessoa precisa conferir o item na comanda, localizá-lo no cardápio, verificar o preço e, em seguida, somá-lo manualmente na calculadora. As chances de se perder nesse processo são consideráveis.
Me cocei inteiro de ficar assitindo aquilo, comecei a ter uma overdose de soluções para esse problema, e foi aí que percebi que estava pensando como programador. No mesmo instante, abri um bloco de notas no celular e comecei a anotar várias ideias que tive no momento.
No dia seguinte fiz um desenho do bruto que estava na minha cabeça, só pra ter uma noção de onde e como começar.
Essa era minha ideia, um app que possuia os mesmos códigos do sistema, que funcionasse igual o sistema e que tivesse a aparência de uma calculadora.
Depois já corri pro Figma fazer o design real
Depois disso foi só sucesso, adicionei funcionalidades como editar e criar produtos no cardápio, e pretendo adicionar várias outras.
As duas conclusões que eu tirei disso tudo:
- Esse tipo de ideia que surge expontaneamente flui absurdamente bem. Eu nunca tinha feito um projeto real com react native e concluí esse projeto em menos de uma semana.
- Escrever código é a parte menos importante do processo. Não adianta ser um expert do código mas não saber qual problema resolver. Nesse dia eu entendi que programar na verdade, é a arte de enxergar problemas cuja solução pode ser alcançada com a ajuda da tecnologia. Não adianta termos as ferramentas pra concertar mas não sabermos o que está quebrado.
É isso, se você já passou por algo do tipo, deixa aqui embaixo, vou ficar feliz em ler.