Executando verificação de segurança...
1

Engenharia é a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de planejar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. O profissional de engenharia aplica os conhecimentos matemáticos e técnicos para a criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma função ou objetivo específico.

Fonte: Wikipedia

E software é algo não físico, que existe dentro de um computador e nos permite interagir com o hardware (fonte: minha cabeça, rs)

Então, na minha opinião pode sim ser chamado de engenharia de software, por mais simples que seja.

Além disso, hoje até os sites mais simples em geral são gerados por um backend PHP por exemplo, que precisa ser programado em algum grau para exibir aquela interface.

Fora o fato de que hoje são cada vez mais escassos websites simples, e mais presentes websites com maior "inteligência" e complexidade.

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito interessante trazer a definição de engenheira para a discussao, o que levanta a pergunta aonde os desenvoldores web medios, aplicam conhecimentos cientificos e matematicos para resolver problemas? É justamente este meu ponto, pq na minha opiniao nao o aplicam, apenas se valem de ferramentas prontas que abstraem todo o conhecimento necessario para resolver o problema. Isso é engenharia?

1

E quantos engenheiros civis calculam de fato algo, sem usar ferramentas prontas? Não é apenas o fato de fazer calculos e usar ciência diretamente, mas sim saber aplicar.

2

Concordo com o autor do artigo e concordo plenamente contigo.

Toda obra intelectual é uma peça de engenharia, mas nem toda peça de engenharia é "considera uma obra de arte". fonte:Minha cabeça

Eu diria que:
...desenvolvimento web não é "só" engenharia de software....

Sustento que o artista plástico não precisa saber fazer a tinta e engenheiro químico não precisa saber pintar obras de arte.

Mas cada um no seu "quadrado", mesmo que "tudo junto e misturado"...

Acho que o artigo trás uma discussão (diálogo) muito importante e saudável...

A pesar de que, a mesmo tempo que temos pessoas com visão dogmática a respeito de profissionais de T.I., temos pessoas que já pensaram nessa questão de priorização da crianção antes de ferramentas, a muito mais tempo do que o texto nos leva a entender.

Vide WordPress entre outras ferramentas ou framework se assim preferir chamar.

meus 10 centavos para essa conversa afiada rsrsrs

2

Obrigado por sua contribuição.

Acredito que o tom do artigo não foi o mais adequado, mas fico muito feliz de saber que tem gente que entendeu e acha essa discussão importante.

Sua analogia é muito boa, o dialágo que queria fomentar era justamente se não estamos vivendo um mundo no desenvolvimento web onde pintores precisam entender de engenharia quimica e os engenheiros quimicos precisam ser pintores habilodosos.