Executando verificação de segurança...
3

# SaaS: A nova tendência para marketing de afiliados

SaaS - A nova onda do rei no #marketingdeafiliados em 2023

O SaaS é um conceito que para nós, profissionais de TI, já é bem comum, mas que agora está virando uma nova onda do rei para os profissionais de marketing digital, principalmente para os afiliados, profissionais de marketing que usam suas técnicas ninja para vender produtos terceiros em troca de comissões.

SaaS

Até a pouco tempo os produtos mais visados por esses profissionais eram os tais infoprodutos, entre eles:

  • cursos online
  • ebooks
  • webinários
  • podcasts
  • e qualquer outro produto entregue de forma digital...

Claro, o SaaS se encaixa nesse conceito, mas era pouco explorado para vendas por dois motívos bem claros:

  • quem desenvolvia geralmente não abria um programa de afiliados atraente;
  • quem não tinha seu SaaS (ou não era qualificado para desenvolver), preferia criar outros tipos de infoprodutos por serem mais fáceis de se produzirem.

Imagine, esse profissional de marketing digital é ótimo em vender, mas não em desenvolver uma solução SaaS. E tem o problema de encontrar a veia correta do mercado. Afinal é muito mais fácil pivotar um curso em um lançamento digital do que um SaaS, que depende de horas de desenvolvimento.

Já no curso online muitas vezes são vendidos antes mesmo de se produzir, sendo gravados depois que o carrinho fecha, já com um questionário de expectativas e anseios de quem comprou preenchidos.

Então o que é SaaS?

SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Nesse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.

Geralmente se paga uma mensalidade (as vezes até uma anuidade) e são executados nos servidores das empresas provedoras, que têm a responsabilidade de gerenciar o acesso e manter a estrutura de segurança de dados, conectividade e servidores necessários para o serviço.

Para o cliente, as vantagens são gigantescas. É como você ter a necessidade de fazer um furo na parede.

Quando você compra um software, é como você comprasse uma furadeira.

Enquanto quando você aluga no modelo SaaS, é como você alugasse a furadeira só para realizar sua tarefa.

SaaS, ou Software as a Service, é uma forma de disponibilizar softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço. Nesse modelo, sua empresa não precisa instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.

A manutenção e garantia de funcionamento sempre vai ser do dono da ferramenta no SaaS.

Muitos confundem os termos Cloud e SaaS. Enquanto o primeiro é um todo, SaaS é um tipo de Cloud. Entre os Clouds temos ainda o IaaS (Infraestrutura como Serviço), o PaaS (Plataforma como Serviço), CaaS (Conteiners como Serviço), FaaS (Funções como Serviço) e DaaS (Dados como Serviço). Mas esses não são nosso foco aqui.

No SaaS o nível de abstração é o mais alto possível, fazendo que mais usuários possam usufruir de seu serviço. Por isso o mercado é maior que outros como o IaaS.

Alguns exemplos de SaaS bem conhecidos por esses profissionais:

Builderall

Mas por que agora o SaaS?

Simples jovem padawan. Com o advendo da COVID-19, houve um estouro de pessoas vendendo muitos cursos online e ebooks, os queridinhos dos profissionais afiliados. E com esse boom, o processo que já vinha acontecendo, acelerou.

Infoprodutos

Vou explicar melhor.

Provavelmente você já se deparou com alguém vendendo um curso de marketing digital que ensina a você a vender o próprio curso. Isso vinha destruindo a reputação de vendas desse tipo de produto, mesmo que ele fosse algo honesto.

Esse tipo de curso que ensina a vender o curso é uma forma velada de piramide. Então mesmo os cursos de inglês, por exemplo, vem sofrendo quedas por essa má reputação gerada, *fazendo que os profissionais afiliados procurem cada vez menos esses produtos para divulgar.

Já os ebooks a explicação é bem mais fácil: pirataria. Hoje mesmo vi uma notícia aqui no TabNews sobre o projeto** Z-Library** ser alvo FBI por pirataria.

Não é dificil achar qualquer ebook, sobre qualquer assunto no Google, Telegram, Z-Library (ainda vivo na DeepWeb), Torrents e afins. Com isso as compras caem e afastam os afiliados.

Tá, mas e o SaaS?

Em contra-partida, os donos das plataformas SaaS perceberam que oferecendo melhores programas de afiliados, suas vendas aumentariam, melhorando o fluxo de caixa de seu projeto.

Mas é mais que isso. Essa semana descobri um software incrível em node.js chamado n8n que é uma alternativa opensource a soluções que empresas como Zapier, Pluga, IFTTT, entre outros, que ficam muito mais caros se usados com grande volume de integrações.

Eu com o conhecimento de opensources posso oferecer a um custo muito mais acessível o n8n, hospedado em na Digital Ocean ou AWS

Fiz uma brincadeira ainda hoje, em um grupo de Facebook especializado nesse tipo de profissional afiliado, demonstrando uma integração no n8n e minha caixa encheu de pedidos e achei uma oportunidade de negócio.

O mesmo pode ser feito para outros sistemas como Wordpress, Fusio, Mautic ou qualquer outro projeto opensource.

n8n wordflow
n8n

E os desenvolvedores de sistemas?

De novo a COVID fez com que os sistemas fossem mais automatizados e mais online, em um ritmo nunca antes visto. Todos esses sistemas demandam e vão demandar muita mão de obra qualificada, em um caminho sem volta, sem que o mercado conseguisse aumentar no mesmo ritmo a qualificação de novos profissionais.

Tenho certeza que você já conseguiu enxergar o ouro: a demanda por esses profisisonais vai crescer, mas o mercado não acompanha.

E com o reconhecimento do poder das automações, as pessoas mesmo por si tem procurado mais sistemas automáticos, forçando mais a entrada do SaaS com força em 2023.

Como posso ganhar com isso tudo?

O que sugiro é: se você já domina TI, procure um profissional de marketing qualificado para apresentar suas soluções. Se você é um profisisonal de marketing de afiliados, procure um bom desenvolvedor para uma parceria. NEsse meio tempo aprenda a outra área e seja feliz.

Em contra-partida, os donos das plataformas SaaS perceberam que oferecendo melhores programas de afiliados, suas vendas aumentariam, melhorando o fluxo de caixa de seu projeto.

Mas atenção, o que vou dizer agora é a MINHA VISÃO, e por isso não é uma verdade absoluta.

Profissionais de TI estão em vantagem nesse processo, pois você pode vender o seu serviço muito mais fácilmente do que um profissional de marketing vai conseguir aprender a desenvolver soluções em TI. Você esta na frente. Não o contrário.

Conclusão

A demanda de produtos digitais mais sofisticados e seguros vem aumentando e criando uma nova oportunidade que profisisonais de TI poderão ganhar, ainda mais, nesse cenário e desenvolver um lado que geralmente esse profissional não desenvolveu: o empreendedorismo.

Ha ainda novas tendências boas, como o dropshipping, venda de produtos físicos, conteúdo contínuo e mentorias/comsultorias online. Mas isso é assunto para outros posts.

E onde você está nesse panorama? Esta preparado? Empolgado? Ou prefere a segurança do seu projeto CLT/PJ? Segurança ou liberdade? Sua escolha...

Esse artigo é uma forma de te alertar para uma oportunidade única e originalmente foi pensado para ser escrito em meu blog de marketing digital e tecnlogia web, mas achei que seria legal compartilhar aqui com a comunidade como meu primeiro post.

Se quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, acesse meu site pessoal onde disponibilizo conteúdo totalmente gratuito (não vou te vender um curso)

Aliás ofereço todos os cursos gratuitos, acredito na corrente do bem.

Te vejo do outro lado
Eli Afonso
https://eliafonso.com/
https://links.eliafonso.com/
https://blog.eliafonso.com/

Carregando publicação patrocinada...
3
2

O que você esta falando então é a possibilidade de, mesmo eu não ter meu sistema proprio, poder usar outras ferramentas opensource para oferecer uma solução como SaaS? Isso?

É algo bem interessante.

1