Executando verificação de segurança...
1

Uma análise da minha vida de 2015 a 2021

Em 2015 eu resolvi empreender e esse acontecimento foi o terceiro divisor de águas na minha vida até então (depois disso esses divisores começaram a ser mais recorrentes) e hoje eu parei para analisar tudo que construi e todas as experiências que tive até hoje, dia 01 de Setembro de 2021.

Depois de um projeto que desenvolvi como forma de aprendizado, várias oportunidades de negócios começaram a aparecer e então eu e mais um sócio resolvemos criar a Opera2 em 2015. Aquele frio na barriga, que depois eu iria me acostumar a sentir, me fez pensar muito. Mas quando eu coloco alguma coisa na minha cabeça, é difícil eu desistir. Esses 6 anos empreendendo me fizeram crescer profissionalmente de uma forma que não acredito que conseguiria se não tivesse tomado as decisões que tomei.

Quero resumir aqui os aprendizados que obtive em cada uma das empresas que participei, pois em minha mente, são elas que agrupam os aprendizados que adquiri (coisa de quem começou a estudar estatística).
Opera2

2015 - atualmente

Foi a porta de entrada para minha evolução profissional e sou muito grato por todos (todos mesmo) que dividiram comigo esse sonho e por cada momento, bom ou ruim, que vivi. A Opera2 com toda certeza foi e sempre será minha maior escola.

Atuei como sócio desenvolvedor entre 2015 e 2017. Em 2017 meu sócio saiu da empresa e depois sofrer bastante com a saída dele resolvi arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Assumi todas as áreas (comercial, marketing, financeiro, projetos, desenvolvimento) e a medida que ia passando por cada área eu ia organizando e criando processos para que outras pessoas pudessem me ajudar.

Melhorei muito como desenvolvedor após 2017, mas minha maior evolução foi em habilidades que eu não tinha me desenvolvido até então (negociação, planejamento, resiliência, inteligência emocional e pensamento crítico).

Dobrei o faturamento da empresa em 2018 e quintupliquei em 2019. Em 2020 a pandemia me derrubou, como vários outros empresários, mas com o tempo aprendemos a superar esses obstáculos

Os principais ensinamentos que a Opera2 me trouxe são:

  • Não importa se você está fazendo negócio com alguém da família, um amigo ou um desconhecido, faça um contrato
  • Apesar da péssima experiência em desfazer uma sociedade, não perdi a fé nas pessoas e depois disso ainda tive mais quatro sócios. As experiências seguintes foram melhores porque alinhei as expectativas e deixei bem claro meu papel na sociedade
  • Não importa se sua ideia é boa, se a execução não for boa seu projeto vai fracassar. Criei e matei muitos projetos, mas não consegui executar sozinho, por isso sempre levava a ideia para alguém

A separação da sociedade em 2017 não foi amigável, fiquei com raiva, triste, desapontado, tive vários pensamentos ruins e fiquei com vontade de desistir. Depois de muito tempo me coloquei no lugar do meu ex-sócio e percebi que cometi erros também e posso ter causado os mesmos sentimentos do lado de lá (por isso, caso algum dia você leia isso, peço desculpas pelos erros que cometi e te afetaram). Mas acredito que assim como eu, ele também deve ter percebido que essa separação fui necessária para evoluirmos muito individualmente.
NerdWolf

2018 - 2020

Em 2018 eu estava muito bem financeiramente e decidi investir em uma escola de inglês, algo totalmente novo para mim. Abri uma empresa com dois jovens (saindo da adolescência 😜) e levamos a ideia para São Paulo. Alugamos um prédio, investimos pesado na decoração da escola e quando fomos abrir deu tudo errado. Em pouco tempo estávamos os três voltando para o interior com toda a humildade para poder recomeçar de novo. Em 2020 a pandemia começou a prejudicar muito a empresa e decidimos encerrar as atividades. Não foi algo tão tranquilo, mas ao contrário da primeira experiência, houve um consenso entre os sócios.

A Ingrid e o Lucas, meus ex-sócios nessa jornada, viraram parte da minha família e as vezes ligo para eles para saber como andam as coisas.

Os principais ensinamentos que a NerdWolf me trouxe são:

  • Se no mundo digital você precisa de um bom planejamento para ter sucesso, no mundo físico isso pode significar um prejuízo muito grande
  • É preciso se envolver 100% com o negócio que você está criando pelo menos nos primeiros anos. Deixar isso nas mãos de uma pessoa pode sobrecarregá-la
  • Investi R$ 30 mil no negócio e apesar do dinheiro perdido, não me arrependo da experiência que tive
  • Quando se é empreendedor, não existe estabilidade no início e você acaba passando por muitos altos e baixos, por isso, ter o apoio dos seus sócios e da sua família é fundamental

PlaneJuris

2021 - atualmente

Em 2021 abri minha terceira empresa (aliás, todas com CNPJ) com uma cliente que apareceu em 2017, no meio do furacão de mudanças que estava acontecendo na minha vida. Durante os primeiros meses do ano eu foquei em criar uma marca e melhorar a ferramenta da PlaneJuris para podermos lançar no mercado. Depois de deixar tudo pronto, minha sócia começou a vender a assinatura do software e novos clientes estão aparecendo. Boa parte do processo de contratação está automatizado, e apliquei os conhecimentos que tive duram os últimos anos nesse projeto.

Aprendi muito trabalhando esse período com a Maria Fernanda e com o Bruno e apesar do pouco tempo também consegui assimilar novos conhecimentos:

  • Seu produto nunca vai estar pronto, então a melhor coisa a se fazer é lançar ele logo
  • Não dá pra criar algo que você "acha" que vai ajudar seu cliente, é preciso criar algo que realmente crie valor na vida de quem está contratando
  • Misturar duas áreas é o segredo para o sucesso. Eu sou de tecnologia e meus sócios são da área jurídica e essa fórmula fez nascer um software melhor do que se fosse feito só por um advogado ou só por um desenvolvedor

Menção Honrosa

Não poderia deixar de falar de três pessoas que fizeram parte desses 6 anos. Minha esposa Andrea esteve do meu lado nos momentos bons e ruins e foi de extrema importância para minha evolução.

Meus colaboradores Juan e Uli que entraram e saíram da Opera2, mas vão fazer parte da minha família para sempre também.

Ao André Lima que me ajudou no processo de separação da empresa em 2017.
Futuro

Meus planos para o futuro são muitos e quero aproveitar mais essa jornada até lá. Me conheço melhor e agora consigo identificar quando preciso parar e quando devo focar. Como qualquer pessoa, tenho meus defeitos e sempre procuro evoluir e se um dia nos encontrarmos, espero muito contribuir com você 😊.

Carregando publicação patrocinada...