Olá pessoal. Sou programador com bastante experiência e gostaria de deixar meu relato para ajudar quem estiver enfrentando esse mesmo problema, que também vivi durante muitos anos:
Ser programador (ainda mais se for fullstack) nos dá a falsa sensação de que podemos construir uma startup sozinhos. O ciclo parece ser simples (ter a ideia, desenvolver, colocar em produção e vender) e nos faz acreditar que é totalmente possível tocar o barco sem ajuda de mais ninguém.
Acontece que ficamos tão "apaixonados" e entretidos pela jornada de construção do aplicativo que esquecemos o fato de que a tecnologia é apenas um dos diversos desafios de uma startup. E convenhamos: dificilmente seremos bons devs e vendedores ao mesmo tempo.
Depois de muito nadar e morrer na beira da praia, eu decidi buscar parcerias (no meu caso foi um sócio com experiência no nicho do aplicativo, mas pode ser uma agência de marketing ou alguém com poder de venda e influência que aceite receber uma comissão).
Convivendo com meu sócio, que possui experiência com vendas, descobri que por mais inteligente e auto-suficiente que eu acreditava ser, uma visão empreendedora de alguém que viveu lidando com pessoas, negociações, marketing e vendas em muito está distante do eu poderia planejar.
Por fim, é claro que conheço "eupreendedores" bem sucedidos, mas todos os que foram mais longe, o fizeram construindo uma rede de parcerias.
Desejo sucesso a todos!