Executando verificação de segurança...
2
Carregando publicação patrocinada...
2

Existe uma grande burocracia em ser PJ. Não é simplesmente abrir uma conta em algum lugar e pronto sou PJ.

PJ significa Pessoa Jurídica, o que por sua vez significa uma empresa. Para abrir uma empresa é necessária uma coleta de dados, passar informações sobre os representantes (que são Pessoas Físicas), assim será realizada uma análise e se aprovada será aberta a PJ. Coloca um período de no mínimo duas semanas para esse processo acontecer.

Além disso, no momento em que você for prestar serviços, precisará emitir notas fiscais, muito provavelmente no sistema que o município em que o PJ foi aberto.

Assim, você deverá pagar impostos municipais, estaduais e federais, é necessário muito cuidado nessa parte, pois o PJ pode ser suspenso em caso de não pagamento de impostos.

No momento em que o PJ receber o dinheiro, esse mesmo não poderá ser transferido integralmente para uma PF, por exemplo, os representantes legais, pois será necessário pagar outro imposto, se não me engano dessa vez na PF.

Abrir um PJ, exige um tempo em dias corridos, além de um tempo de estudo e planejamento para não acabar ficando com grandes dívidas frente aos Governos, assim como há a necessidade de encontrar um bom contador para evitar maiores dores de cabeça.


Pela forma com que você fez a pergunta, não me parece o momento para você abrir uma PJ, pois parece ser algo novo, se eu fosse você gastaria alguns meses entendendo como funciona para a partir daí, sim, pensar em abrir um PJ.

1

Vamos lá. PJ significa "Pessoa Juridica", a famosa "empresa".

Existem inúmeras formas de constituir uma empresa, e a mais simples delas é sendo MEI (micro empreendedor individual), porém há um limite de faturamento de R$ 81.000 por ano. Acima disso você precisa constituir uma empresa no regime do simples nacional, e aí as coisas se tornam um pouco mais burocráticas e caras.

Existe bastante conteúdo sobre na internet, basta pesquisar.