Accessibility First: Pessoas como centro do processo de desenvolvimento de software
1. Entendendo o processo de desenvolvimento de software
Conceber software é muito mais do que apenas escolhermos a tecnologia adequada, escrevermos códigos, testar e disponibilizarmos ao público.
Para nos colocarmos na mesma régua, é importante analisarmos o fluxo abaixo onde, didaticamente, aprendemos a olhar o cenário, implementar uma solução e por fim enviarmos para ambiente de produção.
OBS: Ainda que o gráfico apresente em forma sequencial, é importante pensarmos o software como um fluxo iterativo. Logo, ao final da última etapa, retornamos para o início do processo.
Mas, em que etapa deveria entrar a acessibilidade? EM TODAS!
2. A acessibilidade como item obrigatório em cada etapa
Se pararmos para analisar agora cada um de nossos projetos, podemos dizer que estes são acessíveis para qualquer pessoa? Em sua maioria, não. E este fato faz com que, ao desejarmos torná-los acessíveis entramos no campo de guerra para "apagar fogo".
Este fato poderia ser totalmente diferente se pensarmos a acessibilidade em cada etapa. Para isso, que tal levantarmos alguns pontos no fluxo do projeto?
2.1 Requisitos e projeto:
- O software não pode ter dependência de apenas 1 periférico. (Mouse, teclado, etc).
- É importante que tenha funcionalidade de aumento ou redução de tamanho de fonte por parte do usuário
- Ao submeter um formulário inválido, é necessário que o foco do cursor seja enviado para o item em questão.
2.2 Design:
- Escolha de cores para um melhor contraste entre texto e fundo
- Atenção ao tamanho das fontes.
- Mensagens e alertas não podem ser referenciados unicamente por cores. Ex: vermelho = erro, verde = sucesso. É necessário o uso de elementos adicionais como ícones ou outros.
2.3 Implementação:
- A aplicação tem divisão de region? (header, main, nav, footer, aside, etc)
- Foi adicionado o atributo de idioma nas páginas?
- O usuário que utiliza leitor de tela tem que ter um link, como primeiro item do site, onde ele possa pular para o conteúdo principal.
2.4 Publicação e análise:
- Qual o tempo de carregamento das páginas? Um usuário que se utilize de conexão com pouca qualidade consegue navegar?
- Os usuários estão tendo dificuldade de completar todo o fluxo proposto por nossa aplicação?
Você lembrou de mais algum item que poderia ajudar a tornar nossas aplicações mais inclusivas? Sim? Então comente aqui abaixo e vamos juntos compartilhar conhecimento e aprendizado no campo da acessibilidade digital!