Olá, bom dia, tudo bem? Eu não tenho muitos detalhes, então vou tentar ser o mais direto e prático possível: a menos que você seja um desenvolvedor iOS, talvez não seja muito ideal investir num dispositivo Apple para usá-lo em desenvolvimento. Se o foco é economizar, você pode ir de Linux mesmo, até porque hoje existem muitas distribuições praticamente prontas para você conseguir começar a trabalhar o quanto antes.
O ecossistema Apple é interessante quando você tem vários dispositivos para conversar entre si, mas não necessariamente é algo que vai te dar uma vantagem no trabalho como desenvolvedor, mas sim uma sensação muito agradável e produtiva de integração entre os equipamentos.
Para desenvolver, você vai utilizar, na prática, os mesmos programas, seja no Windows, no Mac ou no Linux. Hoje, o Windows 11, com o WSL 2, tem praticamente tudo o que você precisaria do terminal do Linux, de maneira integrada com o sistema Windows hospedeiro.
A vantagem de utilizar um Linux para desenvolver é que se você precisar rodar contêineres do docker ou até mesmo um cluster Kubernetes simples, não será necessário rodar uma VM, pois vai funcionar nativamente. Como os mesmos programas estão disponíveis em todos os sistemas operacionais, você não vai ter problemas com isso.
Dito isso, não acho que valha tanto a pena pegar um Apple antigo para desenvolver. Mas caso você queira mesmo ir de Apple, procure Mac Mini M1 usados, que estão num preço até bom, e é o mac mais barato que você pode encontrar. Mais ainda que o Macbook, que também é uma boa opção. Eu cheguei a ver Mac Mini com 16GB de RAM e 1TB de disco por apenas 5 mil reais. Baita máquina, que ainda vai durar muitos anos. Eu tenho um de 8 GB, 512 GB e uso como desktop e algumas outras coisas, como edição de fotos, e sobra hardware.